Silvio Almeida vive abolicionista em desfile da Portela: “Carnaval me inventou”

Silvio Almeida vive abolicionista em desfile da Portela: “Carnaval me inventou”
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, pisou na Sapucaí na noite da segunda-feira (12). Ele participou de desfile da Portela, no Rio de Janeiro, e representou Luiz Gama, advogado e patrono da abolição da escravidão no Brasil.

Em suas redes sociais, Almeida disse que seu avô, conhecido como “Lorito”, foi um dos fundadores da Vai-Vai. Ele afirmou que a escola faz parte da história de sua família e a classificou como “uma das mais vigorosas manifestações da cultura negra da cidade de São Paulo”.

Leia mais:

Com apoio do agro, Caiado ganha escritórios fora de Goiás e roda o país por candidatura à Presidência em 2026

RJ: duas mulheres são hospitalizadas após caírem de carro alegórico da Mangueira

Carnaval: Saiba detalhes sobre a apuração dos desfiles das escolas de São Paulo

Pouco antes de pisar na Avenida, parafraseando o escritor e professor Luiz Antônio Simas, o ministro escreveu: “o Carnaval me ‘inventou’ e o Brasil, e o que ele tem de bom, de resistente, de criativo me permitiu chegar aqui e servir ao meu país. Vovô, estarei hoje na Sapucaí com o senhor no meu coração”.

O desfile da Portela retratou o romance “Um Defeito de Cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves. O enredo refaz os caminhos imaginados da história de Luiza Mahim — mulher preta e mãe de Luiz Gama (retratado por Almeida).

A escola diz ter escolhido o tema devido à “necessidade de celebrar e cultuar na arte, na cultura, a trajetória de uma negra matriarca que se confunde a tantas outras até os dias de hoje”.

“Precisamos não apenas nos espelhar na história, mas principalmente valorizar as descendentes desses movimentos de coragem por amor à continuidade. Através de seu filho, Luiz Gama, sonhamos com uma carta onde o importante abolicionista responde a sua mãe sobre o legado da memória que ela deixou: o livro”, indica o enredo.

*Publicado por Danilo Moliterno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Silvio Almeida vive abolicionista em desfile da Portela: “Carnaval me inventou” no site CNN Brasil.

“}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?