O que muda do Bard para o Gemini?

O que muda do Bard para o Gemini?
photo_2023-04-04_18-01-39

Chatbot de IA generativa do Google, o Bard passou a se chamar Gemini em fevereiro de 2024. O salto para a nova identidade trouxe algumas diferenças no funcionamento que vão além de uma simples mudança de nome na empresa.

Como fazer imagens com IA no Gemini | Guia Prático O que é LLM? | Large Language Model

O que muda entre Bard e Gemini?

Gemini já era o nome usado para o modelo que alimenta a ferramenta de IA, e a reestruturação é uma forma de fortalecer o nome da marca entre diversos produtos e plataformas. Veja o que muda e o que não muda com a troca dos nomes.

Chatbot de IA (antigo Bard)

Este talvez seja o único ponto em que não há tanta diferença: se você já usava o chatbot do Bard no computador, a experiência não vai mudar além do nome e do endereço do site. O Google anunciou que fez algumas mudanças visuais na interface para reduzir distrações e facilitar a navegação, mas a forma de uso ainda é a mesma (vale lembrar que o Bard já era abastecido pelo modelo do Gemini antes).


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Inclusive, ao tentar acessar o endereço bard.google.com, a página já redireciona para a nova URL, gemini.google.com.

Gemini fez algumas mudanças na interface, mas ainda funciona igual ao Bard (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Mais formas de acesso

Com a mudança de nome, o Google pretende expandir a marca Gemini para mais plataformas e produtos. Antes, só era possível acessar o Bard pelo navegador, no computador e no celular, mas a empresa já iniciou a “era Gemini” com um novo aplicativo para Android e acesso à IA pelo app do Google no iOS.

O app do Gemini é capaz de iniciar o chat a qualquer momento e analisar fotos, áudios ou textos. A expectativa é de que a ferramenta substitua o Google Assistente no sistema operacional do robozinho — mas isso ainda não foi confirmado pelo Google.

Apesar disso, o Gemini no Android já pode ser usado no lugar do Assistente, inclusive respondendo aos comandos “ok, Google” e “ei, Google”.

Aplicativo do Gemini para Android funciona como um assistente pessoal (Imagem: Divulgação/Google)

Gemini Advanced

Por fim, o Google mudou do Bard para o Gemini com um plano pago com recursos exclusivos da IA: o Gemini Advanced usa o modelo Gemini Ultra, considerado o mais avançado já criado pela empresa.

Segundo a Gigante de Mountain View, o plano Advanced serve para “conhecer os avanços de IA do Google assim que forem lançados” e é projetado para realizar tarefas complexas em diversas áreas, como criação de textos e programação.

O plano é oferecido num plano do Google One a R$ 97 por mês, com direito a também oferece 2 TB de armazenamento e acesso da IA a outros serviços da empresa, como Gmail e Documentos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando Asteroide descoberto há 3 dias passou perto da Terra nesta segunda (12) Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul Empresa lança SSDs M.2 SCSI para sistemas antigos Trailers do Super Bowl 2024 | Deadpool, Tornados e a Bruxa Má do Oeste Por que as montadoras de carros voltaram investir tanto no Brasil?  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?