Investimento da indústria de carros em 2024 já supera 2023 inteiro

Investimento da indústria de carros em 2024 já supera 2023 inteiro
photo_2023-04-04_18-01-39

As fabricantes de carros voltaram a investir pesado no Brasil, e os motivos para essa guinada no cenário são diversos. Eles vão desde os novos programas do governo, como o Mover, até a vontade de frear a “invasão chinesa”.

5 carros que a BYD lançará no Brasil até 2025 JLR faz aporte milionário em startup de reciclagem de baterias

O panorama para o ano, que começou bem, com alta na venda de carros 0km no comparativo entre janeiro de 24 e janeiro de 23, fica ainda mais otimista quando analisamos os investimentos da indústria automotiva em pouco mais de um mês.

O total de investimentos anunciado por apenas duas montadoras entre janeiro e fevereiro já é maior do que todo o aporte prometido por diversas marcas para o setor automotivo do Brasil nos 12 meses de 2023: R$ 16 bilhões x R$ 15,26 bilhões.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Presidente Lula e executivos da GM formalizam investimentos de R$ 7 bi da marca no Brasil (Imagem: Divulgação/Presidência da República)

O montante de investimentos em 2023 foi originado de várias marcas, como a chinesa BYD (R$ 3 bilhões), a sino-brasileira Caoa Chery, também com R$ 3 bi, as japonesas Nissan (R$ 2,8 bi) e Toyota (R$ 1,86 bi), a Stellantis (R$ 2,5 bi) e a francesa Renault, com R$ 2,1 bi.

Chevrolet e GM comandam investimentos

As principais responsáveis pelos investimentos na indústria automotiva brasileira terem superado, em menos de dois meses de 2024, todo o valor do ano passado, são a Chevrolet e a Volkswagen.

A primeira foi a público anunciar um aporte de R$ 7 bilhões para modernizar as cinco fábricas do grupo no país e, de quebra, renovar toda a linha à venda no Brasil até 2028 — movimento que terá início com a Nova Spin, em março.

A Volkswagen, por sua vez, aumentou de R$ 7 bi para R$ 9 bilhões os investimentos prometidos no país e estendeu o prazo em dois anos, empurrando o fim do ciclo para 2028. Assim como no caso da GM, a modernização da linha, os investimentos nas fábricas e a chegada de novos carros estão entre os aportes programados.

Volkswagen lançará novos carros e modernizará linhas nas fábricas brasileiras (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Stellantis deve engordar o bolo de investimentos

O cenário no Brasil, que já é de recorde, tende a ficar ainda mais positivo nos próximos meses, já que a Stellantis, dona das marcas Citroën, Peugeot, Jeep, RAM e Fiat, também deve anunciar um novo ciclo de investimentos na indústria automotiva do país.

Os valores seguem mantidos em segredo, mas a promessa é que seja “o maior já feito no Brasil”. O posto, por enquanto, está nas mãos da Volkswagen, que somou R$ 9 bilhões aos R$ 7 bi já existentes e, com isso, chegou a R$ 16 bilhões de aporte no país.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando Asteroide descoberto há 3 dias passou perto da Terra nesta segunda (12) Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul Empresa lança SSDs M.2 SCSI para sistemas antigos Trailers do Super Bowl 2024 | Deadpool, Tornados e a Bruxa Má do Oeste Por que as montadoras de carros voltaram investir tanto no Brasil?  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?