8 jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não se lembrava

8 jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não se lembrava
photo_2023-04-04_18-01-39

 [[{“value”:”Subway Surfers, Candy Crush e Flappy Bird eram febre em 2014 com dinâmicas simples e que rodavam até nos smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone Muitos jogos antigos de celular deixaram saudade, pois viraram febre na época em que foram lançados e estavam presentes na maioria dos smartphones. Há 10 anos (em 2014), Candy Crush Saga fez grande sucesso com o desafio de combinar diferentes balas e doces em um tabuleiro colorido. No mesmo ano, Subway Surfers colocava os jogadores no controle de jovens em fuga de um policial, enquanto coletavam dinheiro ao longo do caminho. Já em Flappy Bird, o personagem principal era um pássaro, que precisava ter seu voo controlado para ultrapassar obstáculos e avançar nos níveis.
Entre os destaques dos games listados a seguir, estão o grande número de fases, os comandos simples, a jogatina fácil e a possibilidade de rodar até em smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Confira a lista do TechTudo com oito jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não lembrava (mas provavelmente amava jogar).
🎮 12 jogos do Mega Drive que foram sucesso de vendas e você precisa lembrar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
É possível baixar Hay Day em celulares Android e iOS menos potentes
Reprodução/Róbson Martins
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.
1. Flappy Bird
Lançado em 2013 e criado pelo vietnamita Dong Nguyen, Flappy Bird trazia uma missão simples: ajudar um pássaro a atravessar um caminho repleto de obstáculos. O game de ação no estilo arcade tinha visual retrô e desafiava o jogador a bater seu próprio recorde, com uma pontuação que ficava em destaque no centro da tela. Para jogar, bastava tocar na tela que o pássaro tomava impulso para cima e para frente, seguindo seu percurso. No entanto, era importante ter coordenação e reflexo para calcular a trajetória exata, evitando uma queda no chão ou uma batida nos canos pelo caminho.
O sucesso foi enorme, mas não durou muito tempo. Em fevereiro de 2014 o idealizador de Flappy Bird tirou o jogo do ar por ser muito viciante. Segundo Dong Nguyen, o game foi criado para ser um momento de relaxamento, mas surtiu o efeito contrário. Na época, Flappy Bird podia ser jogado em celulares com sistema operacional Android e Windows Phone.
Flappy Bird coloca o jogador no comando do voo de um pássaro
Divulgação
2. Candy Crush Saga
Doces, balas e várias guloseimas em um tabuleiro colorido e com muitas combinações possíveis. Candy Crush foi desenvolvido pela King e lançado em 2012, mas pode ser jogado até hoje em celulares Android, iPhone (iOS), Windows (e Windows Phone) e até no Facebook Gaming. O jogo de raciocínio tem a seguinte proposta: juntar três peças iguais (ou mais) para que elas sejam destruídas. Caso destrua 4, 5, ou mais doces de uma vez, o jogador ganha prêmios que o ajudam a passar de fase.
Candy Crush possui milhares de fases, que vão ficando cada vez mais difíceis. Ao concluir cada etapa, é preciso desbloquear um novo nível. É possível fazer isso pedindo para amigos no Facebook (que também joguem o game), comprando na loja ou jogando três missões, uma a cada 24 horas. Além disso, há outros dois jogos desenvolvidos pela King que seguem a mesma linha: Candy Crush Jelly Saga e Candy Crush Soda Saga. Para baixar Candy Crush Saga é necessário cumprir os seguintes requisitos mínimos: Android 5.0 Lollipop ou superior e iOS 12 ou posterior.
O clássico Candy Crush traz um tabuleiro com diversas guloseimas
Reprodução/Google Play
3. Subway Surfers
Outro jogo que também era febre e ainda pode ser jogado nos celulares é o Subway Surfers. No game de corrida infinita, o jogador comanda simpáticos jovens que tiveram a má ideia de pichar o metrô da cidade. O objetivo é fugir do policial e do seu cachorro, além de coletar o máximo de moedas possíveis ao longo do caminho. Durante a corrida, é preciso ter coordenação motora e reflexos rápidos, para desviar de vagões e outros obstáculos. Os comandos são feitos apenas deslizando os dedos na tela do smartphone.
O sucesso foi tão grande, que muitas especulações e boatos falsos foram criados (e viralizaram) sobre a origem do game. Subway Surfers foi desenvolvido pela Kiloo e lançado em 2013 para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Atualmente, ainda pode ser baixado na Google Play Store e App Store, disponível para iOS 10 ou superior, além de espaço para 340,4 MB. Já o Android exige a versão 4.4 ou superior e capacidade de 171 MB.
Subway Surfers tem suporte a aparelhos com 512 MB de RAM e cenário parisiense
Divulgação/Windows Phone Store
4. Fruit Ninja
Em Fruit Ninja o desafio é fatiar o maior número de frutas possíveis, sem deixar que elas caiam inteiras e sem tocar nas bombas que aparecem de repente, para confundir o jogador e explodir tudo. Não há limite de tempo e as frutas surgem na tela em quantidade e velocidade variadas. Quanto mais tempo o jogador resistir sem erros, mais rápido o game fica.
A jogabilidade explora o touch dos aparelhos. O aplicativo transforma um simples toque em uma espada ninja afiada. Sendo assim, basta deslizar o dedo na tela para cortar os alimentos. É possível ter pontuações mais altas ao cortar várias frutas com um golpe só, ou até mesmo dar vários golpes em uma fruta especial. Desenvolvido pelo Halfbrick Studios, Fruit Ninja ainda pode ser jogado no Android e iPhone (iOS), em iOS 11 ou superior.
Fruit Ninja tem comandos simples
Divulgação
5. Temple Run
Temple Run é mais um jogo de corrida infinita, onde o protagonista é um caçador de relíquias que rouba um artefato sagrado. Ao sair correndo do templo, o personagem começa a ser perseguido por criaturas estranhas. O jogador precisa fugir e coletar as moedas que aparecem no trajeto. Assim como em outros jogos mostrados na lista, os comandos também são feitos apenas deslizando o dedo na tela do smartphone.
A jornada fica cada vez mais difícil com a aparição de obstáculos e mudanças repentinas no cenário. Temple Run é produzido pela Imangi Studios e foi lançado em 2011, mas até hoje pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Na época de lançamento também podia ser jogado no Windows Phone.
Para correr em Temple Run, basta deslizar o dedo na tela
Divulgação
6. 2048
Menos frenético que as outras opções da lista, 2048 é um jogo casual e que mistura raciocínio com estratégia. No tabuleiro repleto de números, o jogador precisa combinar os blocos com números iguais, que se somam automaticamente, na missão de atingir o 2048. Mas é preciso ter cuidado, pois ao fazer um movimento em uma determinada direção, todos os blocos que podem se mover para aquele sentido são movidos e somados, gerando novos números.
Além disso, toda vez que o jogador faz um movimento, os espaços “vazios” são preenchidos por novos blocos com valores diferentes. A partida acaba quando o jogador fica preso, sem a possibilidade de realizar novas somas. Desenvolvido por Gabriele Cirulli e distribuído pela Ketchapp, 2048 ainda pode ser jogado no iPhone (iOS) ou Android.
2048 requer raciocínio e estratégia
Divulgação/Windows Phone Store
7. Hay Day
Hay Day transforma o jogador em um fazendeiro, após receber um pedaço de terra como herança. A proposta do game é cuidar das plantações e dos animais, gerando lucro com a venda de produtos como queijo, manteiga, torta, bolo, pipoca e até roupas. Para avançar, é preciso executar ações, decidir sobre o preço de venda dos produtos e cumprir as missões.
Ao evoluir nos níveis, o jogo desbloqueia novos animais, instalações, objetos decorativos e outros itens que podem ser comprados na Loja, com moedas que são conquistadas ao longo da jogatina. Quem tiver saudades ou quiser conhecer, Hay Day ainda pode ser baixado na Google Play Store e na App Store. Os requisitos mínimos são Android 5.0 ou mais recente, e iOS 11 ou posterior.
É possível comprar diversos artigos nas barracas de Hay Day
Reprodução/Felipe Vinha
8. Meu Malvado Favorito: Minion Rush
Comandar um Minion coletando bananas em uma corrida infinita por cenários diversos, esse é o foco de Minion Rush. Os famosos personagens amarelos precisam atravessar o laboratório do Gru coletando frutas e outros elementos especiais, tudo isso desviando de obstáculos que aparecem ao longo do caminho.
Durante a narrativa, é possível acessar áreas secretas para enfrentar vilões, como Vector. Além disso, o título traz minigames variados para diversificar a jogabilidade e o modo multiplayer. A saga de Minion Rush foi lançada em 2013 pela Gameloft, mas ainda pode ser jogada em celulares Android e iPhone. O download no celular da Apple requer apenas 44,7 MB e tem como requisito mínimo o iOS 5 ou superior.
Minion Rush pode ser jogado individualmente ou em modo multiplayer
Divulgação
Veja também: 5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
Mais do TechTudo”}]] [[{“value”:”
Subway Surfers, Candy Crush e Flappy Bird eram febre em 2014 com dinâmicas simples e que rodavam até nos smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone Muitos jogos antigos de celular deixaram saudade, pois viraram febre na época em que foram lançados e estavam presentes na maioria dos smartphones. Há 10 anos (em 2014), Candy Crush Saga fez grande sucesso com o desafio de combinar diferentes balas e doces em um tabuleiro colorido. No mesmo ano, Subway Surfers colocava os jogadores no controle de jovens em fuga de um policial, enquanto coletavam dinheiro ao longo do caminho. Já em Flappy Bird, o personagem principal era um pássaro, que precisava ter seu voo controlado para ultrapassar obstáculos e avançar nos níveis.
Entre os destaques dos games listados a seguir, estão o grande número de fases, os comandos simples, a jogatina fácil e a possibilidade de rodar até em smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Confira a lista do TechTudo com oito jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não lembrava (mas provavelmente amava jogar).
🎮 12 jogos do Mega Drive que foram sucesso de vendas e você precisa lembrar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
É possível baixar Hay Day em celulares Android e iOS menos potentes
Reprodução/Róbson Martins
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.
1. Flappy Bird
Lançado em 2013 e criado pelo vietnamita Dong Nguyen, Flappy Bird trazia uma missão simples: ajudar um pássaro a atravessar um caminho repleto de obstáculos. O game de ação no estilo arcade tinha visual retrô e desafiava o jogador a bater seu próprio recorde, com uma pontuação que ficava em destaque no centro da tela. Para jogar, bastava tocar na tela que o pássaro tomava impulso para cima e para frente, seguindo seu percurso. No entanto, era importante ter coordenação e reflexo para calcular a trajetória exata, evitando uma queda no chão ou uma batida nos canos pelo caminho.
O sucesso foi enorme, mas não durou muito tempo. Em fevereiro de 2014 o idealizador de Flappy Bird tirou o jogo do ar por ser muito viciante. Segundo Dong Nguyen, o game foi criado para ser um momento de relaxamento, mas surtiu o efeito contrário. Na época, Flappy Bird podia ser jogado em celulares com sistema operacional Android e Windows Phone.
Flappy Bird coloca o jogador no comando do voo de um pássaro
Divulgação
2. Candy Crush Saga
Doces, balas e várias guloseimas em um tabuleiro colorido e com muitas combinações possíveis. Candy Crush foi desenvolvido pela King e lançado em 2012, mas pode ser jogado até hoje em celulares Android, iPhone (iOS), Windows (e Windows Phone) e até no Facebook Gaming. O jogo de raciocínio tem a seguinte proposta: juntar três peças iguais (ou mais) para que elas sejam destruídas. Caso destrua 4, 5, ou mais doces de uma vez, o jogador ganha prêmios que o ajudam a passar de fase.
Candy Crush possui milhares de fases, que vão ficando cada vez mais difíceis. Ao concluir cada etapa, é preciso desbloquear um novo nível. É possível fazer isso pedindo para amigos no Facebook (que também joguem o game), comprando na loja ou jogando três missões, uma a cada 24 horas. Além disso, há outros dois jogos desenvolvidos pela King que seguem a mesma linha: Candy Crush Jelly Saga e Candy Crush Soda Saga. Para baixar Candy Crush Saga é necessário cumprir os seguintes requisitos mínimos: Android 5.0 Lollipop ou superior e iOS 12 ou posterior.
O clássico Candy Crush traz um tabuleiro com diversas guloseimas
Reprodução/Google Play
3. Subway Surfers
Outro jogo que também era febre e ainda pode ser jogado nos celulares é o Subway Surfers. No game de corrida infinita, o jogador comanda simpáticos jovens que tiveram a má ideia de pichar o metrô da cidade. O objetivo é fugir do policial e do seu cachorro, além de coletar o máximo de moedas possíveis ao longo do caminho. Durante a corrida, é preciso ter coordenação motora e reflexos rápidos, para desviar de vagões e outros obstáculos. Os comandos são feitos apenas deslizando os dedos na tela do smartphone.
O sucesso foi tão grande, que muitas especulações e boatos falsos foram criados (e viralizaram) sobre a origem do game. Subway Surfers foi desenvolvido pela Kiloo e lançado em 2013 para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Atualmente, ainda pode ser baixado na Google Play Store e App Store, disponível para iOS 10 ou superior, além de espaço para 340,4 MB. Já o Android exige a versão 4.4 ou superior e capacidade de 171 MB.
Subway Surfers tem suporte a aparelhos com 512 MB de RAM e cenário parisiense
Divulgação/Windows Phone Store
4. Fruit Ninja
Em Fruit Ninja o desafio é fatiar o maior número de frutas possíveis, sem deixar que elas caiam inteiras e sem tocar nas bombas que aparecem de repente, para confundir o jogador e explodir tudo. Não há limite de tempo e as frutas surgem na tela em quantidade e velocidade variadas. Quanto mais tempo o jogador resistir sem erros, mais rápido o game fica.
A jogabilidade explora o touch dos aparelhos. O aplicativo transforma um simples toque em uma espada ninja afiada. Sendo assim, basta deslizar o dedo na tela para cortar os alimentos. É possível ter pontuações mais altas ao cortar várias frutas com um golpe só, ou até mesmo dar vários golpes em uma fruta especial. Desenvolvido pelo Halfbrick Studios, Fruit Ninja ainda pode ser jogado no Android e iPhone (iOS), em iOS 11 ou superior.
Fruit Ninja tem comandos simples
Divulgação
5. Temple Run
Temple Run é mais um jogo de corrida infinita, onde o protagonista é um caçador de relíquias que rouba um artefato sagrado. Ao sair correndo do templo, o personagem começa a ser perseguido por criaturas estranhas. O jogador precisa fugir e coletar as moedas que aparecem no trajeto. Assim como em outros jogos mostrados na lista, os comandos também são feitos apenas deslizando o dedo na tela do smartphone.
A jornada fica cada vez mais difícil com a aparição de obstáculos e mudanças repentinas no cenário. Temple Run é produzido pela Imangi Studios e foi lançado em 2011, mas até hoje pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Na época de lançamento também podia ser jogado no Windows Phone.
Para correr em Temple Run, basta deslizar o dedo na tela
Divulgação
6. 2048
Menos frenético que as outras opções da lista, 2048 é um jogo casual e que mistura raciocínio com estratégia. No tabuleiro repleto de números, o jogador precisa combinar os blocos com números iguais, que se somam automaticamente, na missão de atingir o 2048. Mas é preciso ter cuidado, pois ao fazer um movimento em uma determinada direção, todos os blocos que podem se mover para aquele sentido são movidos e somados, gerando novos números.
Além disso, toda vez que o jogador faz um movimento, os espaços “vazios” são preenchidos por novos blocos com valores diferentes. A partida acaba quando o jogador fica preso, sem a possibilidade de realizar novas somas. Desenvolvido por Gabriele Cirulli e distribuído pela Ketchapp, 2048 ainda pode ser jogado no iPhone (iOS) ou Android.
2048 requer raciocínio e estratégia
Divulgação/Windows Phone Store
7. Hay Day
Hay Day transforma o jogador em um fazendeiro, após receber um pedaço de terra como herança. A proposta do game é cuidar das plantações e dos animais, gerando lucro com a venda de produtos como queijo, manteiga, torta, bolo, pipoca e até roupas. Para avançar, é preciso executar ações, decidir sobre o preço de venda dos produtos e cumprir as missões.
Ao evoluir nos níveis, o jogo desbloqueia novos animais, instalações, objetos decorativos e outros itens que podem ser comprados na Loja, com moedas que são conquistadas ao longo da jogatina. Quem tiver saudades ou quiser conhecer, Hay Day ainda pode ser baixado na Google Play Store e na App Store. Os requisitos mínimos são Android 5.0 ou mais recente, e iOS 11 ou posterior.
É possível comprar diversos artigos nas barracas de Hay Day
Reprodução/Felipe Vinha
8. Meu Malvado Favorito: Minion Rush
Comandar um Minion coletando bananas em uma corrida infinita por cenários diversos, esse é o foco de Minion Rush. Os famosos personagens amarelos precisam atravessar o laboratório do Gru coletando frutas e outros elementos especiais, tudo isso desviando de obstáculos que aparecem ao longo do caminho.
Durante a narrativa, é possível acessar áreas secretas para enfrentar vilões, como Vector. Além disso, o título traz minigames variados para diversificar a jogabilidade e o modo multiplayer. A saga de Minion Rush foi lançada em 2013 pela Gameloft, mas ainda pode ser jogada em celulares Android e iPhone. O download no celular da Apple requer apenas 44,7 MB e tem como requisito mínimo o iOS 5 ou superior.
Minion Rush pode ser jogado individualmente ou em modo multiplayer
Divulgação
Veja também: 5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
Mais do TechTudo”}]] techtudo 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?