Governo da Índia alerta para riscos com Chrome desatualizado

Governo da Índia alerta para riscos com Chrome desatualizado
photo_2023-04-04_18-01-39

A agência de cibersegurança do Governo da Índia divulgou um alerta para a população sobre os riscos de navegar na web com uma versão desatualizada do Google Chrome. O comunicado pede que as pessoas atualizem o navegador o quanto antes para evitar que brechas de segurança sejam utilizadas por agentes criminosos para roubar dados ou obter controle sobre o sistema.

Afinal, o que é segurança digital? Sua conexão não é particular | Como resolver

O alerta da agência CERT-In fala em “alta gravidade” das vulnerabilidades do Chrome que podem colocar os usuários em situações de perigo. 

Riscos no Chrome

De acordo com a agência, as falhas de segurança no navegador do Google permitem que agentes remotos executem códigos maliciosos no computador de uma pessoa.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Para conseguir esse acesso, os criminosos encaminham vítimas desavisadas para o acesso a sites específicos construídos para esse ataque. Em geral, essas páginas podem parecer inofensivas, mas conseguem acionar as falhas de segurança do navegador.

Após a visita a um desses sites, o Chrome fica exposto a brechas de segurança que podem ser exploradas pelos hackers. Há um risco de que os ataques sejam utilizados para obter dados pessoais e sensíveis, como senhas de contas e documentos privados.

Agência indiana pede que todas as pessoas atualizem o navegador do Google em seus computadores (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)

Segundo a CERT-In, a recomendação é que todas as pessoas atualizem o Chrome com urgência. A versão mais recente do navegador traz as correções necessárias para essas vulnerabilidades.

Outra recomendação é evitar o acesso a sites suspeitos e o clique em links de fontes desconhecidas. Além disso, as agências de cibersegurança indicam sempre que as pessoas evitem responder e-mails e mensagens de contatos que você não conhece, sob o risco de cair em golpes de phishing.

No começo de fevereiro, o blog oficial do Google Chrome listou 6 erros de segurança que as pessoas cometem ao navegar na web. Além do clique em links suspeitos, a Big Tech elencou a falta de atualização dos aplicativos, o uso de uma mesma senha para tudo, não ter um plano de recuperação de senhas, a falta de configuração de um PIN no celular e de verificações em duas etapas.

Veja também dicas para navegar sem riscos na internet.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

PlayStation 6 deve chegar em 2028 com foco em path tracing Doença do beijo | Entenda os riscos da mononucleose no carnaval OnePlus 12R usa armazenamento UFS 3.1, confirma marca Os 45 filmes mais esperados de 2024 Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul Falhas mostram que placa tectônica do Pacífico está rachando  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?