Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul

Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

Uma forte explosão aconteceu no Sol na sexta-feira (9). O fenômeno foi de alta intensidade e chegou ao auge às 10h10 no horário de Brasília, causando blecautes de rádio em partes da América do Sul, da África e do Atlântico sul. 

Em quanto tempo a luz do Sol chega na Terra? Máximo solar em 2024 pode causar caos na internet?

A emissão de partículas veio da mancha solar AR3576, a mesma que originou uma explosão de classe M e erupção de partículas de plasma na semana passada — esta mancha é tão grande que foi fotografada pelo rover Perseverance, em Marte.

Esta explosão foi classificada como X, categoria que inclui aquelas com maior intensidade. 


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

A mancha solar AR 3576 aparece na parte central da foto (Imagem: Daniele Cavalcante)

A boa notícia é que a mancha se moveu na quinta-feira (8), o que fez com que a Terra escapasse do impacto direto das partículas da explosão. Em uma publicação no X/Twitter, o heliofísico Alex Young ressaltou que a erupção estava acompanhada de uma onda coronal, que indica a ocorrência de uma ejeção de massa coronal.

🌞 😱 🤩 X FLARE!!! An X3.4 from departed region AR3575. Given that it is over the limb the flare is much larger. There was a clear eruption with a coronal wave suggesting a very fast CME to the west. Waiting for more imagery. 😮 🤩 🤔

MORE at EarthSky: https://t.co/xD29wLfm4e pic.twitter.com/y57XmBgv4e

— Dr. C. Alex Young (@TheSunToday) February 9, 2024

As ejeções de massa coronal são grandes emissões de plasma e campos magnéticos do Sol, e se atingirem a Terra, podem causar tempestades geomagnéticas. Como a mancha que causou o fenômeno estava no extremo sul do Sol, é pouco provável que as partículas do fenômeno tenham impactado diretamente nosso planeta. 

Mesmo assim, as emissões de raios X e radiação ultravioleta liberadas pelos fenômenos causaram blecautes de rádio em uma área ampla. Como o Sol está se aproximando do período de maior atividade em seu ciclo, mais eventos do tipo devem acontecer. 

CME WATCH – 2024.02.09: pic.twitter.com/PflDp2ZG04

— Keith Strong (@drkstrong) February 10, 2024

Se tiverem alta intensidade, as erupções solares e as ejeções de massa coronal podem causar problemas para satélites no espaço e nos sistemas elétricos na Terra. Por isso, cientistas que estudam o clima espacial e nosso astro monitoram atentamente a atividade solar. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Os 45 filmes mais esperados de 2024 WhatsApp agora deixa você bloquear contatos pela tela de bloqueio MG | Conheça a nova marca de carros chinesa que virá ao Brasil Esférulas no oceano seriam vestígios alienígenas? O céu não é o limite! | Erupção solar, meteoro em SP, exoplanetas e+ Por que os filmes da Marvel têm fracassado tanto ultimamente? “}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?