Comando Sudo não chegará ao Windows Server, informa Microsoft

Comando Sudo não chegará ao Windows Server, informa Microsoft
photo_2023-04-04_18-01-39

Em nota sobre o lançamento da versão 26052 do programa de teste Insider Preview do Windows 11, a Microsoft esclareceu que o comando Sudo só estará disponível para esse sistema operacional e não será lançado no Windows Server.

Como abrir o terminal no Mac Como instalar programas no Linux | Ubuntu

Esse esclarecimento se fez necessário porque no início do mês a companhia subiu por acidente uma versão de preview do Windows Server que revelava o teste do suporte nativo ao Sudo para Windows 11.

Comando Sudo no Windows 11 

No lançamento da versão 26052 do Windows 11 no programa Insider Preview, que chegou para testadores na última quinta-feira (8), a Microsoft confirmou que o modo Sudo poderá ser acionado apenas na versão do seu sistema operacional destinada para o público consumidor. 


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

“Uma configuração que habilita o Sudo apareceu incorretamente nas compilações do Windows Server Insider Preview, mas o recurso não será habilitado no Windows Server e a configuração será desabilitada em uma compilação futura do Server Insider Preview” explicou a Big Tech. 

Comando Sudo chega apenas ao Windows 11 e não ao Windows Server, esclareceu a Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A função Sudo é um comando utilizado em sistemas operacionais baseados em Unix — como Linux e macOS — que permite executar programas e tarefas específicas em níveis de segurança mais elevados, como um administrador do sistema. 

O Sudo possibilita o gerenciamento de configurações que exigem privilégios administrativos, como desinstalar aplicativos, alterar configurações do sistema, acessar arquivos e diretórios restritos, além de adicionar, remover ou modificar usuários e grupos no sistema.

Na versão prévia do Windows 11, o comando Sudo está disponível através das “Configurações” do SO em Sistema > Para desenvolvedores. Para habilitar a função é preciso ativar primeiro o “Modo do Desenvolvedor”, que se encontra nessa mesma página de configurações.

O recurso deve chegar à versão estável do Windows 11 até o final do ano, mas a Microsoft não forneceu uma previsão de quando será esse lançamento — nem confirmou se o recurso vai fazer parte da aguardada atualização 24H2 do sistema operacional.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Windows 11 vai reposicionar ícone do Copilot na barra de tarefas Os 45 filmes mais esperados de 2024 OnePlus 12R usa armazenamento UFS 3.1, confirma marca WhatsApp agora deixa você bloquear contatos pela tela de bloqueio Xiaomi Watch 2 aparece em lojas antes da hora com todas as especificações O céu não é o limite! | Erupção solar, meteoro em SP, exoplanetas e+  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?