Asteroide descoberto há 3 dias passou perto da Terra nesta segunda (12)

photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

O asteroide 2024 CY1 esteve pertinho da Terra durante a madrugada desta segunda-feira (12). A rocha espacial ficou a 121 mil km de distância de nós quand chegou ao ponto de maior proximidade, o equivalente a 31% da distância média entre a Terra e a Lua

Qual o risco de um asteroide atingir a Terra nos próximos mil anos? Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo

O objeto foi descoberto na sexta-feira (9) e anunciado no dia seguinte. Até o momento, as estimativas apontam que mede de 3,8 a 8,4 metros de diâmetro — tamanho próximo daquele de um veículo.

Na animação abaixo, você confere a representação da passagem do objeto:

Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Tomorrow night, newly-discovered #asteroid 2024 CY1 will pass less than 1/3 the distance to the Moon. It is 3-8 meters wide. pic.twitter.com/fPpgE6NSva

— Tony Dunn (@tony873004) February 10, 2024

2024 CY1 é considerado um asteroide próximo da Terra (ou NEA, na sigla em inglês). Como o nome indica, os objetos próximos da Terra são aqueles que ficam a até 195 milhões de quilômetros do Sol. Por isso, suas órbitas são próximas daquela do nosso planeta.

A maioria dos objetos próximos de nós são NEAs — há mais de 600 mil asteroides conhecidos no Sistema Solar, e destes, pelo menos 20 mil são NEAs. A maioria deles está no Cinturão de Asteroides, encontrado entre Marte e Júpiter.

Em meio aos NEAs, estão os asteroides potencialmente perigosos. Esta categoria inclui objetos com órbitas que os deixam a 19,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua, com alguma chance de se chocar com a Terra. Felizmente, não há nenhum asteroide conhecido que esteja em rota de colisão com nosso planeta nos próximos 100 anos.

Mas, caso você queira descobrir o que acontece se um asteroide cair na Terra, pode usar o simulador Asteroid Launcher. Desenvolvida por Neal Agarwal, a ferramenta mostra o que poderia acontecer se uma rocha espacial atingisse nosso planeta. Ela permite definir o tipo, tamanho e velocidade do objeto e, claro, o local do impacto.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Windows 11 vai reposicionar ícone do Copilot na barra de tarefas Os 45 filmes mais esperados de 2024 OnePlus 12R usa armazenamento UFS 3.1, confirma marca WhatsApp agora deixa você bloquear contatos pela tela de bloqueio Xiaomi Watch 2 aparece em lojas antes da hora com todas as especificações O céu não é o limite! | Erupção solar, meteoro em SP, exoplanetas e+ “}]]

Posted in ,
bannerrsm