O que é iPadOS

O que é iPadOS
photo_2023-04-04_18-01-39

O iPadOS é o sistema operacional desenvolvido pela Apple especificamente para os aparelhos iPad. A solução foi lançada em 2019 com uma adaptação do iOS e projetada para oferecer funções e recursos otimizados para a capacidade, versatilidade de uso e tamanho de tela dos iPads.

Como atualizar o iPad | Guia completo do iPadOS Como atualizar o iOS de um iPad antigo

Antes do iPadOS, os modelos de iPad rodavam as mesmas versões do sistema iOS utilizadas em iPhones.

História do iPadOS

O primeiro iPad chegou ao mercado em janeiro de 2010 com o sistema ainda chamado de iPhone OS 3.2, que apresentava uma adaptação para o novo aparelho de tela maior.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Logo em seguida, em junho do mesmo ano, no lançamento da quarta geração, a Apple decidiu rebatizar o sistema operacional para iOS. A mudança de nome tinha o objetivo de destacar a utilização do mesmo sistema para diferentes produtos da empresa.

Nos primeiros anos, o iOS mantinha recursos similares entre os três aparelhos que rodavam o sistema — iPhone, iPod Touch e iPad —, com algumas variações de aplicativos instalados e alterações na interface para se adequar ao tamanho de tela.

Recursos do iOS para iPads evoluíram ao longo dos anos até a Apple decidir pelo desenvolvimento de um sistema dedicado a esses aparelhos, o iPadOS (Imagem: Reprodução/Apple)

Com a evolução dos iPads, o iOS começou a introduzir recursos dedicados e exclusivos para esses aparelhos. O iOS 9, de 2015, por exemplo, lançou o modo picture-in-picture para a reprodução de vídeos ou a realização de videochamadas durante a execução de outros aplicativos.

Já o iOS 11, de 2017, aproximou o iPad de operações mais comuns em computadores, como a opção de arrastar e soltar para mover arquivos de texto ou imagens entre diferentes aplicativos em execução. Outra novidade foi a apresentação de um dock mais parecido com o macOS para obter acesso rápido aos aplicativos mais utilizados.

Em 2019, a Apple anunciou que a versão do iOS para iPad seria chamada de iPadOS a partir da 13ª geração do sistema. A mudança sinalizou a intenção de desenvolver soluções próprias e diferentes para cada tipo de aparelho.

Desde o iPadOS 13, portanto, lançado em setembro de 2019, a Apple apresenta novas versões com melhorias e atualizações anualmente, que acompanham as novidades dos outros sistemas da companhia — que, além do iOS, incluem também macOS, watchOS, tvOS e visionOS.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Esférulas no oceano seriam vestígios alienígenas? 5 carros que a Volkswagen deve lançar no Brasil com plano de R$ 9 bilhões Kabum! faz promoção de Carnaval com cupom de desconto Os 45 filmes mais esperados de 2024 🚨 COM CUPOM | Compre Galaxy S23 Ultra de 512 GB em preço imperdível 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?