O que é Android QPR?

O que é Android QPR?
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

O Android QPR é um termo recorrente em notícias sobre lançamentos e atualizações do sistema do Google e, para matar a sua curiosidade sobre seu significado, o Canaltech explica abaixo o que você precisa saber sobre a versão de testes do Robô Verde.

Os nomes das versões do Android Android One | O que é, como funciona e quais são as suas vantagens

Significado de Android QPR

QPR é sigla para Quarterly Plataform Release (ou Lançamento Trimestral da Plataforma, em livre tradução), é uma versão Beta do sistema operacional do Google. Ela é lançada de forma periódica e tem como público-alvo programadores de aplicativos, mas jornalistas, entusiastas de tecnologia e curiosos de plantão também podem ter acesso ao software de testes.

O diferencial dessa versão do Robô é conceder acesso antecipado aos recursos e lançamentos mais recentes do Android, permitindo que os desenvolvedores a vasculhem para checar desempenho, detectar erros, sugerir modificações e outras formas de contribuição. Desse jeito, essas novidades correm menos risco de serem disponibilizadas com problemas para usuários do Android estável.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Celulares da linha Pìxel costumam ser compatíveis com o Android QPR (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)

As atualizações do Android QPR geralmente chegam primeiro para usuários do Google Pixel desde que essa seja a versão do sistema instalado nele. Quem tem esse tipo de celular pode cadastrá-lo no Programa Android Beta para baixar o sistema de teste. 

Assim que o registro é feito, você passa a receber as famosas atualizações OTA (over-the-air): um esquema de distribuição de novas atualizações de software automáticas do Google. No caso, é possível ter acesso às novas compilações do Android até a chegada do lançamento definitivo no QPR.

Exemplo de atualização

Para ter uma noção mais clara sobre o funcionamento do Android QPR, é possível tomar como exemplo a versão do sistema baseada no Android 14, lançada em outubro de 2023. Os modelos da linha Pixel que podiam fazer download dele eram os seguintes:

Pixel 5a;
Pixel 6 e 6 Pro; Pixel 6a;
Pixel 7 e 7 Pro;
Pixel 7a;
Pixel Fold;
Pixel Tablet.

A partir daí, os exemplos mudam conforme a evolução do Android e da linha Pixel, que eventualmente receberão novas atualizações tanto de software como de hardware (Android QPR 15, Pixel 9 e por aí vai).

Geralmente, o próprio Google sugere a adesão ao Android QPR Beta. Os usuários, por sua vez, podem recusar o ingresso no programa e optar por aguardar as atualizações definitivas (e estáveis) do sistema operacional.

Agora, se você tem interesse em instalar o Android QPR, o mais recomendável aqui é fazer backup de todos os seus arquivos antes de instalar o Beta, pois a troca de sistemas irá formatar completamente o aparelho.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

5 grandes filmes para assistir na Netflix em janeiro de 2024 Os 45 filmes mais esperados de 2024 Brasil x Argentina | Onde assistir ao jogo do Torneio Pré-Olímpico 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em janeiro de 2024 Super Bowl LVIII | Onde assistir ao jogo do Chiefs x 49ers Esférulas no oceano seriam vestígios alienígenas? “}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?