Destaques da NASA: nebulosas, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Destaques da NASA: nebulosas, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana
photo_2023-04-04_18-01-39

Chegou a hora de explorar as mais recentes fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day. Desta vez, os astros (com o perdão pelo trocadilho!) que brilharam por aqui são as galáxias e nebulosas, que apareceram em fotos variadas. 

Céu de fevereiro | Conjunções de Marte e Vênus são o destaque deste mês Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024

Uma destas fotos é uma combinação, que une observações de uma galáxia feitas pelos telescópios Hubble e James Webb. Outro registro especial por aqui é um mosaico, feito a partir de uma sequência de fotos tirada por um dos astronautas da Apollo 14.

Saiba mais sobre as fotos abaixo e confira a galeria de imagens no fim do texto: 


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

1. Apollo 14 

Foi em em 5 de fevereiro de 1971 que o módulo lunar Antares, da Apollo 14, pousou na Lua. O astronauta Ed Mitchell tirou várias fotos da superfície lunar vista através da janela antes da volta à Terra, e os registros aparecem em um mosaico. 

A imagem destaca o Transportador Modular de Equipamentos, usado para os astronautas carregarem ferramentas e amostras. A foto mostra também que eles tinham visão do planalto de Fra Mauro, a noroeste de onde pousaram. 

2. Nebulosa do Cone

A Nebulosa do Cone é um grande pilar de poeira encontrado a 2.500 anos-luz da Terra. Seu interior é um verdadeiro berçário estelar, onde nuvens de gás e poeira são destruídas pelos ventos das estrelas recém-nascidas.  

3. Nebulosa Carina

A Nebulosa Carina, outra nuvem cósmica, também apareceu no compilado de fotos da semana. Há um complexo processo de formação e morte de estrelas em seu interior, formando um verdadeiro emaranhado de filamentos de poeira. A foto da nebulosa é colorida, e muito disso se deve aos brilho avermelhado e alaranjado vindo do hidrogênio. 

📷 Leia mais: Nebulosa Carina é a foto astronômica de segunda-feira (05)

4. Galáxia espiral

Mais conhecida como Galáxia da Dançarina Espanhola, a galáxia NGC 1566 é espetacular por si só. Ela ficou ainda mais especial na nova foto, que combina observações dos telescópios Hubble e James Webb e revela diferentes detalhes nos braços espirais desta galáxia.  

📷 Leia mais: Galáxia espiral é a foto astronômica de terça-feira (06)

5. As Galáxias Antena

E se duas galáxias acabassem com estruturas parecidas com antenas devido a interações entre ambas? É o que aconteceu com as galáxias NGC 4038 e NGC 4039: há um bilhão de anos, elas se aproximaram tanto que iniciaram um processo de fusão, formando novas estrelas — e, claro, as longas estruturas que parecem se estender para fora delas. 

📷 Leia mais: Galáxias Antena são a foto astronômica de quarta-feira (07)

6. Aglomerado estelar 47 Tucanae

As estrelas do aglomerado estelar 47 Tucanae proporcionam uma visão impressionante no céu do hemisfério sul, e apareceram nos destaques da semana. Também chamado de NGC 104, este é um dos aglomerados estelares globulares mais brilhantes, perdendo apenas para Omega Centauri.  

📷 Leia mais: Aglomerado estelar é a foto astronômica de quinta-feira (08)

7. Nebulosa Roseta

Os destaques da semana chegam ao fim com um belo registro da Nebulosa Roseta e suas cores, vindas das emissões dos átomos de enxofre, hidrogênio e oxigênio. Esta nebulosa fica a cerca de 3 mil anos-luz da Terra, e pode ser encontrada na constelação de Monoceros, o Unicórnio. 

📷 Leia mais: Aglomerado estelar é a foto astronômica de sexta-feira (09)

Confira a galeria de fotos

Mosaico com fotos tiradas pelo astronauta Ed Mitchell de dentro do módulo Antares (Edgar Mitchell, Apollo 14, NASA; Mosaic – Eric M. Jones) Nebulosa do Cone em foto capturada pelo telescópio Hubble (Hubble Legacy Archive, NASA, ESA/Judy Schmidt) Interior da Nebulosa Carina, encontrada a 8.500 anos-luz da Terra (Carlos Taylor) Fotos da galáxia NGC 1566 feitas pelo Hubble (esquerda) e James Webb (direita) (NASA, ESA, CSA, STScI, J. Lee (STScI), T. Williams) As interações entre as galáxias NGC 4038 e NGC 4039 formaram estruturas alongadas (Kent E. Biggs) Aglomerado estelar 47 Tucanae, encontrado a 13 mil anos-luz (Marco Lorenzi, Angus Lau, Tommy Tse) Esta “rosa cósmica” é a Nebulosa Roseta, uma bela região de formação estelar (Tommy Lease (Denver Astronomical Society))

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Esférulas no oceano seriam vestígios alienígenas? 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam Brahma Phone: conheça o celular descartável para o Carnaval Novo vírus mira clientes de mais de 60 bancos do Brasil 🚨 COM CUPOM | Compre Galaxy S23 Ultra de 512 GB em preço imperdível Vídeo mostra aurora boreal em formato raro no sul da Islândia  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?