Veja o que a falta de sexo pode causar em participantes de reality shows

Veja o que a falta de sexo pode causar em participantes de reality shows
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

Você já percebeu como os participantes de realities shows mudam de comportamento quando estão confinados? Além do isolamento e convivência com pessoas, na maioria das vezes desconhecidas, outro fator que interfere diretamente nesse comportamento é o sexo, ou melhor, a falta dele.

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology monitorou o comportamento de 100 participantes de reality shows antes de entrarem nos programas e após o confinamento.

Leia Mais

Carla Diaz revela ter congelado os óvulos; entenda como funciona o procedimento

Nadar em água gelada pode melhorar os sintomas de menopausa, diz estudo

AVC pode aumentar o risco de demência em até 80%, aponta estudo

Os resultados mostraram que os participantes que eram sexualmente ativos apresentaram níveis mais altos de ansiedade e estresse após dois meses de confinamento e abstinência de relações sexuais quando comparados com aqueles participantes que não tinham uma vida sexual muito ativa fora do programa. Ou seja, quem praticava mais sexo sentia mais a falta dele e ficavam mais estressados.

“Isso acontece porque o corpo da pessoa mais sexualmente ativa, seja por masturbação ou pelo sexo em si, está acostumado com aquela fonte de prazer e quando essa fonte é retirada o corpo sente essa privação. É como acontece com o consumo de açúcar, quem come mais doces sente mais a falta dele”, diz Michelle Sampaio, sexóloga pela USP e membro da ISSM (International Society for Sexual Medicine).

Ainda que muitos realities permitam as relações sexuais entre os participantes, não são todos que se envolvem dentro dos programas. E essa falta de envolvimento sexual afeta todo o corpo.

A sexóloga Bárbara Bastos explica que essa abstinência por períodos prolongados inibe a produção de alguns hormônios considerados bons, como a dopamina. A falta desse hormônio pode causar estresse, depressão e ansiedade.

“É inegável que os hormônios liberados durante o sexo são excelentes para o corpo humano, dando a sensação de bem-estar e felicidade, são eles: dopamina, ocitocina, endorfina e serotonina. E na falta destas substâncias, o indivíduo pode ficar irritadiço, ansioso, com o humor alterado e ter uma baixa na imunidade. Além de poder causar sofrimento psicológico ligado a autoestima, segurança e confiança própria”, diz.

Aline Ambrósio, ginecologista e sexóloga pela USP, enfatiza que a interrupção brusca da vida sexual também pode causar insônia e inflamação na próstata, no caso dos homens.

“Quando uma pessoa entra num período de abstinência brusca quando está confinada numa casa, ela pode ter mais dificuldade para dormir porque o sexo também pode ser benéfico para distúrbios de sono. Já os homens, se não tiver pelo menos duas ejaculações por semana, podem ter uma inflamação da próstata”

Para minimizar os efeitos que a falta do sexo pode causar, os especialistas explicam que é preciso primeiramente não pensar no assunto e buscar se distrair com outras atividades.

“Desviar o pensamento é algo que pode ajudar para algumas pessoas, mas, além disso, dentro do reality é importante que os participantes tentem se divertir, dar risada e fazer atividade física”, acrescenta Michelle.

Veja o que a falta de sexo pode causar durante o confinamento:

Aumento de estresse e irritabilidade: A ausência de sexo inibe a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bem-estar e também eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Baixa autoestima: O ato sexual libera o hormônio ocitocina, conhecido como hormônio do amor. A falta dele pode afetar diretamente em como a pessoa se sente e influenciar em sua autoestima.
Compulsão alimentar: Muitas vezes a comida se torna uma fonte de prazer de substituição do prazer sexual para quem está confinado.
Mal-estar: A falta de sexo por tempo prolongado pode causar dores de cabeça e enjoos devido à queda na produção de serotonina e endorfina.
Queda na imunidade: A relação sexual faz com que os parceiros tenham contato com os antígenos do outro, o que ajuda na imunidade. Por isso, a falta de sexo pode gerar queda na imunidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja o que a falta de sexo pode causar em participantes de reality shows no site CNN Brasil.

“}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?