Lula e Lira “selam a paz” após conversa de uma hora e meia, dizem fontes

Lula e Lira “selam a paz” após conversa de uma hora e meia, dizem fontes
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

Uma conversa de mais de uma hora de reunião no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (9), selou a paz entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avaliam fontes ligadas a ambos.

O pedido saiu do presidente da Câmara, Arthur Lira. Aliados alegam que a conversa foi “muito boa”.

Lira teria dito ao presidente que sempre apoiou o governo com uma postura “colaborativa” e recordou que foi o primeiro a reconhecer a vitória do petista.

Leia Mais

PSOL diz que pedirá cassação de Mourão ao Conselho de Ética do Senado por incitação das Forças Armadas

Vídeo mostra Bolsonaro desdenhando de tortura de Dilma em reunião com ministros em 2022

Para atrair Centro, Lula acena ao MDB e até a Michel Temer

Lira também elencou a lista de apoios ao Executivo, citando a PEC da Transição e demais matérias da agenda economia do governo – a exemplo do arcabouço fiscal, Carf, Leis e Garantias, Offshore, Desenrola, Apostas Esportivas, LDO, etc.

O presidente da Câmara voltou a reclamar do que considera descumprimento de acordo do governo com a Câmara, com ponderações sobre vetos presidenciais não acordados com parlamentares. A MP da reoneração também foi alvo da conversa.

Lula teria perguntando a Lira sobre o motivo do tom duro adotado em discurso na abertura do ano legislativo. Lira justificou que reagiu a falta de resposta sobre o que considera descumprimentos de acordo do Planalto.

A partir de agora, após a conversa, segundo líderes próximo a Lira, a agenda será acordada em comum acordo.

A relação com Planalto estava estremecida desde o final ano passado, quando Lira e líderes do Centrão reclamaram do descumprimento de acordos com a Câmara no pagamento de emendas parlamentares.

Líderes alegam uma alteração na forma de pagamento pelo ministério da Saúde.

Parte do Congresso está insatisfeita com o veto presidencial em cima de cerca de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissões do Congresso, e defende um controle maior dos parlamentares sobre o orçamento federal.

Na abertura do ano legislativo, Lira deu uma série de recados ao Planalto, o que deixou o presidente irritado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula e Lira “selam a paz” após conversa de uma hora e meia, dizem fontes no site CNN Brasil.

“}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?