Lira diz que relação está “zerada” e ganha promessa de diálogo direto com Lula

Lira diz que relação está “zerada” e ganha promessa de diálogo direto com Lula
photo_2023-04-04_18-01-39

[[{“value”:”

Em conversa nesta manhã no Planalto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que a relação entre Câmara e Executivo está “zerada” e que é hora de “olhar pra frente”.

Segundo interlocutores, Lula se comprometeu a conversar diretamente com Lira com mais frequência. E também ofereceu a Lira o ministro da Casa Civil, Rui Costa, como interlocutor para assuntos imediatos.

Leia Mais

Lula e Lira “selam a paz” após conversa de uma hora e meia, dizem fontes

Para atrair Centro, Lula acena ao MDB e até a Michel Temer

Com munição extra da PF para Lula isolar bolsonarismo, Centrão vê recomposição de forças

A conversa entre Lira e Lula ocorreu nesta manhã, após semanas de desentendimentos entre o presidente da Câmara e o Planalto. O conflito contaminou a relação de Lira como o ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, que se tornou alvo de sucessivas críticas nos bastidores nas últimas semanas.

Na conversa com Lula, Lira elencou as entregas da Câmara e reclamou do descumprimento de acordos, particularmente dos vetos do presidente, como arcabouço fiscal, Carf, lei das garantias e apostas. Lula disse que sabia de algumas reclamações, outras não.

Não foram negociadas emendas parlamentares, reoneração da folha de pagamentos ou isenções a religiosos, três focos das queixas repetidas nos bastidores por Lira nas últimas semanas.

Quem conversou com Lira logo após o encontro diz que o tom era de alívio: “Eu falei tudo o que eu tinha para falar”, afirmou Lira, segundo relato de um interlocutor ouvido pela CNN.

Operação da PF

Conforme apurou a CNN, as operações da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro e seus aliados não fizeram parte da conversa. Ao contrário do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Lira não se posicionou.

Aliados dizem que os golpistas não planejavam prender Lira e que a Câmara dos Deputados não tem nada a ver com esse assunto. A única coisa que Lira disse a Lula que esbarra nesse tema é que foi o primeiro a reconhecer a vitória do presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lira diz que relação está “zerada” e ganha promessa de diálogo direto com Lula no site CNN Brasil.

“}]] 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?