8 filmes e séries sobre o Carnaval para ver no streaming

8 filmes e séries sobre o Carnaval para ver no streaming
photo_2023-04-04_18-01-39

Quem não é muito fã de pular Carnaval nos bloquinhos de rua, mas gosta de histórias que envolvem a data pode curtir a folia de casa assistindo a produções sobre o tema nas plataformas de streaming. De documentários sobre a celebração até produções de ficção que tem a festa como pano de fundo, há muitas opções para conferir.

Carnaval 2024 | Como assistir aos desfiles das escolas de samba pela internet? WhatsApp lança pacote de figurinhas para o Carnaval

Uma das mais famosas é Ó, Pai, Ó, filme de 2007 que se tornou um clássico do cinema nacional. Estrelado por Lázaro Ramos e outros atores do Bando de Teatro Olodum, o filme se passa nos últimos dias do Carnaval em Salvador e fez tanto sucesso que deu origem a uma série produzida pela Rede Globo e uma sequência lançada em 2023 nos cinemas.

Encantado’s é uma série de Carnaval com Luis Miranda e Vilma Melo (Divulgação/Globo/Victor Pollak)

Outra produção que também ganha destaque nesse tema é Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho. Série documental que fez muito sucesso em 2023, ela fala sobre a história da contravenção penal, mas se mistura também a história do Carnaval carioca, já que muitos bicheiros são patronos ou estão envolvidos com escola de samba da cidade.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Além delas, há ainda Fevereiros, longa-metragem para quem gosta de títulos mais focadas no samba e na beleza visual da data. Com direção fotográfica de Miguel Vassy e Pedro von Krüger, o longa-metragem fala sobre a vitória da Mangueira em 2016, ano em que a escola teve seu enredo pautado na vida de Maria Bethânia.

Para conhecer em detalhes esses e outros títulos que se relacionam à folia, o Canaltech preparou uma lista de 8 filme, séries e documentários sobre o Carnaval. Prepare a pipoca e arrase no samba no pé!

8. Ó Paí, Ó

 

Comédia dirigida por Monique Gardenberg (Paraíso Perdido), Ó Paí, Ó é um clássico filme brasileiro de 2007. Ambientado em um cortiço no centro do Pelourinho em Salvador, o título segue os passos de alguns de seus moradores durante os últimos dias de Carnaval e mostra os problemas que eles enfrentam com Dona Joana, a religiosa síndica do prédio, quando ela se vê incomodada com a farra.

Baseado em uma peça de teatro de Márcio Meirelles, o filme serviu como episódio piloto para a série lançada no ano seguinte. Além de Lázaro Ramos, que dá vida ao engraçado aspirante a cantor Roque, o filme conta ainda com Wagner Moura (Narcos), Dira Paes (Salve Jorge) e Stênio Garcia (Carga Pesada)em seu elenco.

Ó Paí, Ó está disponível no Globoplay.

7. Carnaval

 

Mais uma comédia nacional ambientada durante uma das maiores festas populares do mundo, Carnaval é uma produção da Netflix dirigida por Leandro Neri (Socorro! Virei uma Garota). A trama segue os passos de uma influenciadora digital que descobre uma traição do namorado e usa seus contatos para viajar com suas três melhores amigas para o Carnaval de Salvador.

Título besteirol, que conta com o diferencial de acompanhar um grupo de mulheres e não de homens, o filme se tornou o mais visto da plataforma na época de seu lançamento e, em diversos países, entrou para o top 10 do streaming. Protagonizado por Giovana Cordeiro (Fuzuê), ele conta com a comediante Gessica Kayane, a GKay, e a influenciadora digital Flavia Pavanelli.

Carnaval está disponível na Netflix.

6. Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho

 

Produção que deu o que falar nas redes sociais em 2023, Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho é, como o próprio nome diz, uma série documental sobre a história do jogo do bicho no Brasil, mas também sobre os bastidores do Carnaval carioca e até mesmo sobre o crescimento do Rio de Janeiro.

Feita com imagens de arquivos e entrevistas de bicheiros e seus familiares, além de jornalistas e especialistas no assunto, a série mostra o crescimento e divisão desse jogo no país. Para isso, a trama mergulha na história dos chefões da contravenção e no seu envolvimento com as escolas de samba da cidade.

Criada por Fellipe Awi e escrita e dirigida por Ricardo Calil, a produção teve uma primeira temporada de sete episódios e já foi renovada para uma segunda season.

Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho está disponível no Globoplay.

5. Doutor Castor

 

Seguindo na mesma linha de Vale o Escrito, Doutor Castor é uma série documental do Globoplay que conta a história de Castor de Andrade, aquele que é, para muitos, o maior bicheiro da história do Rio de Janeiro. Produzida e dirigida por Marco Antônio Araújo, a série teve quatro episódios e contou com entrevistas de personalidades como Boni, Agnaldo Timóteo e Tino Marcos.

Popular contraventor, Castor de Andrade teve uma trajetória marcada pela criminalidade e violência, mas que também se misturou, muitas vezes, ao futebol e Carnaval carioca. Além de ter sido diretor do Bangu Atlético Clube, o bicheiro foi presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, sua escola de samba do coração e com a qual foi cinco vezes campeão do Carnaval do Rio de Janeiro.

Doutor Castor está disponível no Globoplay.

4. Encantado’s

 

Série de ficção lançada em 2022, Encantado’s é uma produção criada por Renata Andrade e Thais Pontes que se passa em um bairro fictício de mesmo nome, localizado no Méier, subúrbio do Rio de Janeiro. No local, dois irmãos cuidam do comércio deixado pelo pai, usando-o como mercado durante o dia e galpão de ensaios para uma escola de samba durante à noite.

Estrelada por Luís Miranda (G3r4ção Br4s1l) e Vilma Melo (Ritmo de Natal) – que fazem, respectivamente, o irmão apaixonado pelo Carnaval e a irmã preocupada com os negócios da família – a série já foi renovada para a segunda temporada, ainda sem data de estreia definida.

Encantado’s está disponível no Globoplay.

3. Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia

Põster de Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia (Imagem: Divulgação/Globoplay)

Lançada em fevereiro de 2024, Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia é uma série documental sobre o Carnaval e a sua influência cultural e política no Brasil. Ambientada nos anos 80, ela mostra como muitas escolas de samba lutaram e se expressaram contra a ditadura militar no país, mesmo censuradas e vigiadas pelo governo.

Dirigida por Luis Carlos Fontes Filho, a produção mostra em cinco episódios a participação de muitas escolas no movimento das Diretas Já e escancara a forma corajosa com que várias delas transformaram seus enredos e músicas em críticas ao momento político do Brasil.

Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia está disponível no Globoplay.

Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

2. Fevereiros

 

Misturando dois temas muito amados no Brasil, o Carnaval e a cantora Maria Bethânia, Fevereiros é um longa-metragem sobre a vitória da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro de 2016. Campeã com um enredo que homenageou a cantora, a escola teve sua história documentada na produção, que acompanhou seus ensaios, sua apresentação e a presença de Maria Bethânia nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Escrito por Diana Vasconcellos e dirigido por Marcio Debellian (Letrux – Viver É um Frenesi), o longa-metragem foi lançado em 2017 e teve destaque em festivais de cinema dentro e fora do Brasil. Além da presença da Rainha da MPB, o filme conta ainda com depoimentos de Caetano Veloso e Chico Buarque.

Fevereiros está disponível no Globoplay.

1. Axé: Canto do Povo de Um Lugar

 

Dirigido por Chico Kertész, Axé: Canto do Povo de Um Lugar é um documentário de 2017 sobre o nascimento, desabrochar e evolução do axé music no Brasil. Selecionado para a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme retrata a origem desse movimento, sua relação com o Carnaval de Salvador e quem são os principais expoentes do gênero musical no país.

O Olodum e o advento do trio elétrico também são alguns dos assuntos abordados no documentário, que conta com imagens de arquivo e entrevistas de críticos musicais e artistas, dentre eles Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Bell Marques, Carlinhos Brown e Daniela Mercury.

Axé: Canto do Povo de Um Lugar está disponível na Netflix.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Brahma Phone: conheça o celular descartável para o Carnaval Modo Carnaval do Nubank promete mais segurança aos foliões Mulher-Maravilha diz quem realmente venceria a luta Batman vs Superman Instagram prepara IA para escrever e resumir mensagens Os 45 filmes mais esperados de 2024 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?