10 apps do Google que mudaram de nome

10 apps do Google que mudaram de nome
photo_2023-04-04_18-01-39

O Google é conhecido pela imensa variedade de serviços online que vão muito além do buscador, mas às vezes passa por algumas “turbulências” para nomear cada ferramenta: muitos apps e sistemas da empresa já mudaram de nome ao longo dos anos, e algumas dessas decisões deixaram muita gente confusa.

7 redes sociais que o Google já teve além do Orkut 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam

Não deve ser tarefa fácil padronizar a identidade de todos os quase 300 produtos que a companhia lançou ao longo de sua história, mas a Gigante de Mountain View já renomeou muita coisa após o lançamento. Para facilitar o registro histórico, digamos assim, o Canaltech listou algumas das alterações mais marcantes.

Serviços do Google que mudaram de nome

Veja a lista completa:


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

1. Bard e Gemini

Um dos exemplos mais recentes é a mudança do chatbot de IA generativa: o Bard foi lançado em 2023, mas passou poucos meses com esse nome até virar Gemini em janeiro de 2024. A ideia do Google é padronizar o nome Gemini para todos os serviços de IA (o Duet AI também foi rebatizado, inclusive), mas não deixa de ser estranho aposentar o nome anterior com tão pouco tempo de uso, ainda mais depois da repercussão do lançamento.

Houve, inclusive, um anúncio de que o Bard seria integrado ao Google Assistente no Android — que se chamaria “Assistente com Bard” —, mas a alteração indica que esse produto não deve existir.

A era Bard não durou muito e foi substituída por Gemini pelo Google (Imagem: Divulgação/Google)

2. Android Market e Google Play Store

A loja de apps do Google que conhecemos hoje só foi adotar esse nome em 2012, quando a empresa decidiu unificar a marca Google Play para as compras de aplicativos, músicas, filmes e livros. O movimento também visava a expansão da loja para outros produtos além dos dispositivos móveis, como TVs e smartwatches.

No entanto, como essa é a plataforma oficial do tipo no sistema operacional, muita gente torceu o nariz pelo abandono do nome “Android” no título.

Google Play Store já foi chamada de Android Market (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

3. Google Play Music e YouTube Music

Nesse caso, a mudança foi ainda maior, com a substituição de um serviço antigo por um novo. O YouTube Music foi lançado em 2015 para concorrer com o Spotify e outras plataformas no mercado de streaming musical e incorporou o gigantesco catálogo de canções do YouTube.

O Play Music, que também era usado como reprodutor de mídia para faixas salvas no aparelho, foi descontinuado em 2020 e seu conteúdo migrou para o YT Music. Além disso, a companhia confirmou que o Google Podcasts também será encerrado em 2024 e todos os seus conteúdos serão transferidos para o Youtube Music.

YouTube Music herdou serviço de música anterior da empresa (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

4. Google Now e Google Assistente

Mais um caso de migração de serviços: o Google Now mostrava algumas sugestões e dicas personalizadas na busca para Android e iOS, mas muitos de seus recursos foram posteriormente adotados pelo Google Assistente em 2016, quando a ferramenta se consolidou como um rival da Siri.

Agora, é o Assistente quem deve ser rebatizado com a integração de IA generativa. Já havia a expectativa de que o serviço fosse chamado de “Assistente com Bard”, que depois virou só “Bard” e deve ser oficialmente lançado sob a alcunha “Gemini”, já que o app de Android da IA pode funcionar no lugar do Assistente padrão.

Google Assistente também incorporou recursos de um antecessor (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

5. Android Wear e Wear OS

O sistema operacional para smartwatches e outros dispositivos vestíveis do Google foi lançado com o nome de Android Wear — fazia sentido, afinal era uma versão do Android para “wearables”. Até que, em 2018, a empresa decidiu renomeá-lo para Wear OS.

Mesmo tendo a Play Store e uma série de serviços do Android convencional, o nome perdeu a marca do robozinho no título. Além disso, o uso do sufixo “OS” é normalmente usado pela Apple para identificar os sistemas de cada produto.

Wear OS tem aplicativos, loja e interface do Android — só não tem o nome (Imagem: Reprodução/Google)

6. Android TV e Google TV

Aqui, as coisas começam a ficar bem confusas. O Android TV é o sistema operacional da para TVs, lançado em 2014, mas a empresa adota o Google TV desde 2020 — o modelo mais recente é como uma interface que roda em cima do Android TV “puro”, mas ainda é possível encontrar modelos que usam ambas as nomenclaturas, o que pode dificultar muito na hora de escolher um produto.

É provável que tudo fique unificado no futuro, mas esse momento ainda não chegou. Além disso, Google TV também já foi o nome usado para um serviço de compra e aluguel de filmes — sim, é complicado, então conheça as diferenças entre Google TV e Android TV.

Google TV e Android TV: igual, mas diferente (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

7. Google Talk, Hangouts e Google Chat

Essa é uma longa história. Primeiro, havia o Google Talk, um serviço de comunicação da empresa integrado ao Gmail, que posteriormente foi migrado ao Hangouts (um recurso originalmente presente no extinto Google+).

O Hangouts, então, foi desmembrado entre Hangouts Meet (que virou o Google Meet) e Hangouts Chat, e a segunda opção enfim virou o Google Chat, unificando conversas de texto entre Gmail e outras plataformas da empresa. Vale lembrar que isso não se aplica ao envio de SMS, que ficou com o Google Mensagens, antes chamado de Android Mensagens. 

Google Chat é a junção de vários outros serviços anteriores (Imagem: Reprodução/Google)

8. Android Mensagens e Google Mensagens

Aproveitando o embalo, o aplicativo oficial para troca de SMS foi lançado sob o nome de Android Mensagens e substituiu, veja só, o Hangouts no sistema operacional do robô em alguns aparelhos. 

A mudança veio para reforçar o nome do Google nos aplicativos nativos do Android — algo totalmente compreensível, mas que poderia ter sido feito com antecedência.

Aplicativo de SMS também teve outra identidade no passado(Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

9. Google Duo e Google Meet

Já pensou em ter dois aplicativos diferentes com o mesmo nome no Android? Isso aconteceu por um curto período de tempo em 2022: o Google decidiu unificar os aplicativos de comunicação Duo e Meet numa plataforma só, mas para isso precisava migrar um serviço para o outro.

Então, durante esse processo, tivemos dois aplicativos chamados Meet. O “Meet (original)”, como o nome sugere, era a versão antiga do serviço (que já foi Hangouts Meet), enquanto o aplicativo “Meet” era, na verdade, o Google Duo adaptado após a migração. Atualmente, só existe um app da ferramenta para facilitar a vida de todo mundo.

Google Duo virou Meet, mas já havia um aplicativo do Meet antes (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

10. G Suite e Google Workspace

O G Suite era o nome oficial do serviço do Google voltado para uso profissional e empresarial, com uma série de apps de produtividade. A mudança para Google Workspace veio em 2020, com uma nova plataforma que integrava todas as ferramentas num só lugar.

Vale reforçar que a suíte de produtividade começou com o nome Google Docs e posteriormente foi alterada para Planilhas, Documentos e Apresentações.

Workspace concentrou várias soluções para empresas (Imagem: Reprodução/Google)

Normalmente, os nomes antigos ficam no esquecimento, mas existem casos em que as pessoas ainda ficam apegadas e chamam as plataformas pelas marcas originais mesmo após a mudança de identidade — o Canaltech até preparou uma lista com exemplos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Brahma Phone: conheça o celular descartável para o Carnaval Lenovo pode revelar laptop com tela transparente na MWC 2024 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam Os 45 filmes mais esperados de 2024 Esférulas achadas no oceano têm composição nunca vista antes Espécies inéditas de tubarão primitivo são encontradas em cavernas  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?