Intel está batalhando para fornecer APUs para novo Xbox

Intel está batalhando para fornecer APUs para novo Xbox
photo_2023-04-04_18-01-39

Em meio às incertezas sobre o próximo Xbox, a Intel estaria brigando para assumir o fornecimento das APUs para a nova geração dos consoles. A empresa já equipou o primeiro modelo do Xbox em 1999, com uma versão modificada do Pentium III “Coppermine”, e o potencial das novas APUs com Meteor Lake e projeções para os Lunar Lake teriam novamente colocado o Time Azul no radar da Microsoft.

7 Empresas que já fizeram processadores e você não lembra Notebooks com Intel Core Ultra | 7 detalhes que você precisa saber

Recentemente, fontes da indústria teriam confirmado que o departamento liderado por Phil Spencer ainda não concluiu as negociações para o novo Xbox, e inclusive teria cancelado os projetos Brooklin e Ellewood, refreshes do Xbox Series X e Series S previstos para 2024. Além disso, o Xbox ainda teria antecipado o lançamento da nova geração de 2028 para 2026, com uma versão de mesa e um modelo portátil, no mesmo padrão do Nintendo Switch.

 

Xbox sem tempo para perder

Segundo documentos vazados em 2023, o projeto original do novo Xbox chegaria apenas em 2028, com um salto significativo de arquitetura, passando das Zen 2 e RDNA 2, para as Zen 6 e RDNA 5. A intenção até lá era de prolongar a vida útil da geração atual com modelos Series X e S ainda mais robustos, previstos para chegar já em 2024.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

No entanto, o atual movimento de reestruturação interna da divisão de jogos da Microsoft fatalmente impacta a estratégia de hardware da empresa. Tanto por isso, eles teriam cancelado os refreshes que chegariam em 2024 e antecipado a nova geração já para 2026, com um modelo completo e um portátil.

Projeto original do novo Xbox utilizaria arquiteturas AMD Zen 6 e RDNA 5. (Imagem: Microsoft / Reprodução)

O maior problema dessa nova abordagem, caso ela realmente se confirme, é que não haveria tempo hábil para a Microsoft aguardar o lançamento das novas arquiteturas AMD, ambas previstas para chegar ao mercado apenas entre o final de 2025 e início de 2026. Com isso, a equipe de Phil Spencer precisaria se contentar com as Zen 5 e RDNA 4 ou buscar outra fornecedora.

A Intel já confirmou que as primeiras APUs com Lunar Lake e gráficos integrados Arc Battlemage serão lançadas no final de 2024, com desempenho até 3 vezes superior que os, já impressionantes, Meteor Lake com Arc Alchemist. Sendo assim, o novo silício da Intel seria um fortíssimo candidato para se acomodar na nova agenda da Microsoft.

🛒 Compre console Xbox Series X pelo melhor preço! 🛒 Compre console ASUS ROG Ally pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Apple Vision Pro | EUA reforça atenção no trânsito após vídeo envolvendo headset Os 45 filmes mais esperados de 2024 Brahma Phone: conheça o celular descartável para o Carnaval Hulk tem um novo “ponto fraco” em sua fase extremamente poderosa As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente 12 aplicativos antigos que ainda existem e funcionam  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?