Picos de luz e malefícios para aparelhos eletrônicos

photo_2023-04-04_18-01-39

A ocorrência de picos de luz é relativamente comum durante o verão, mas pode acontecer em qualquer época do ano dependendo do fornecimento de luz. Em ocasiões marcadas por descargas elétricas, quedas de árvores ou outras situações que interrompam a energia, o fenômeno pode causar problemas para aparelhos eletrônicos de diferentes tipos.

Como se formam os raios? O que acontece se um raio cair em um avião? Incidência de raios pode ser perigosa para dispositivos eletrônicos (Imagem: Abel Escobar/Pixabay)

Em resumo, a ocorrência de tempestades ou outros fenômenos que envolvem a oscilação das redes elétricas podem provocar um aumento inesperado na corrente recebida, representando um potencial perigo para os dispositivos expostos. Afinal, há neste caso um acréscimo incomum da tensão (popularmente chamada de voltagem), e consequente queima de alguns componentes internos essenciais.

Picos de luz em celulares

Celulares que estejam carregando na tomada podem ter seus componentes internos danificados durante uma queda de raios, desde que a descarga elétrica seja forte o suficiente para isso. Contudo, a incidência de problemas desse tipo em relação aos smartphones são mais raros, afinal os carregadores costumam trazer mecanismos para evitar a transferência excessiva de energia.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Portanto, a melhor maneira de evitar problemas com raios e smartphones é utilizar carregadores e acessórios que sejam originais, ou de marcas conhecidas. Por outro lado, não é recomendado mexer no celular na tomada durante uma tempestade, já que a descarga pode levar à morte nos casos mais extremos.

Descargas em TVs, PCs e eletrodomésticos

Outros equipamentos elétricos costumam ser mais suscetíveis a danos por causa de picos de energia elétrica, como aparelhos de TV, computadores e eletrodomésticos. Nestes casos, tratam-se de itens que trabalham com alta potência, e as instabilidades de energia são capazes de provocar danos terminais em componentes como o display ou circuitos internos.

Tirar eletrônicos da tomada pode ser uma boa ideia para protegê-los (Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash)

Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é possível tirar o produto da tomada durante as tormentas. Contudo, outra opção é a compra de estabilizadores de energia, que podem ser encontrados em diversas varejistas com preços relativamente acessíveis.

Quem mora em regiões com constantes casos de picos de luz ou falta de energia pode ter o nobreak como uma alternativa. Afinal, ele faz a mesma função do estabilizador, e ainda é capaz de manter a energia por algum tempo após a interrupção do fornecimento, contando com uma bateria interna.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Missão de ressuscitar o dodô dá mais um passo rumo à realidade Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos Os humanos poderiam viver 200 anos se não fossem os dinossauros Destaques da NASA: Terra e Lua, aurora e + nas fotos astronômicas da semana  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima