Lula confirma ingresso do Brasil na Opep+ e diz atuação será pela transição energética

photo_2023-04-04_18-01-39

 ​ 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou neste sábado (2) no Brasil o ingresso do Brasil na Opep+, um grupo de observadores que debate em conjunto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“É que nem eu participar do G7 [grupo das sete maiores economias do mundo]. Participo do G7 desde que ganhei para presidente da República. Eu vou lá, escuto, só falo depois que eles tomam a decisão. E venho embora. Não apito nada”, disse o presidente.

Em uma participação durante um dos eventos da COP28, nos Emirados Árabes, o mandatário afirmou que um dos papéis do Brasil será o de convencer os grandes produtores a se prepararem para a transição energética e para o fim dos combustíveis fósseis.

“Se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram para fazer investimento, para que os continentes como o africano e a América Latina possam produzir os combustíveis renováveis que eles precisam, sobretudo o hidrogênio verde. Porque se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis”, prosseguiu o presidente.

Presidente Lula discursa durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (Ricardo Stuckert/PR)

O convite para o país ocorreu no início da semana após a passagem de Lula pela Arábia Saudita. A Opep reúne os grandes produtores globais de petróleo e atua especialmente no controle da oferta do produto para que a commodity fique em níveis lucrativos.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula confirma ingresso do Brasil na Opep+ e diz atuação será pela transição energética appeared first on InfoMoney.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima