Como esconder seu IP em chamadas do WhatsApp

photo_2023-04-04_18-01-39

O WhatsApp permite esconder seu IP em chamadas, em mais um recurso de segurança da plataforma. A função é focada na privacidade, ocultando a informação que poderia expor a localização dos participantes das ligações de voz e vídeo.

Como proteger o seu WhatsApp | Guia Prático Como funcionam os golpes no WhatsApp

O recurso pode ser interessante para quem usa o WhatsApp como ferramenta de trabalho, por exemplo, e entra em contato com muitas pessoas desconhecidas. Ocultar o endereço IP, porém, também pode resultar em uma redução na qualidade de áudio e vídeo das chamadas realizadas pelo app.

Como esconder o IP nas chamadas do WhatsApp

Basta ativar uma opção simples no aplicativo para ocultar o endereço IP nas chamadas do WhatsApp.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

No iPhone

Confira o passo a passo para ativar o recurso no iOS:

Na tela inicial do WhatsApp, clique em Configurações; Selecione “Privacidade”; Escolha a opção “Configurações avançadas”, ao final da lista; Ative o marcador “Proteger endereço IP nas chamadas”. Recurso do WhatsApp protege endereço IP dos usuários em chamadas de vídeo ou voz, mas pode reduzir qualidade das chamadas (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

No Android

No Android, ativação do recurso de segurança é semelhante, mas exige passo adicional. Confira:

Na tela inicial do WhatsApp, selecione o menu com três pontos, na parte superior direita da tela; Escolha “Configurações”; Selecione “Privacidade”; Escolha a opção “Configurações avançadas”, ao final da lista; Ative o marcador “Proteger endereço IP nas chamadas”. Opção para esconder o endereço IP nas chamadas via WhatsApp aparece nas configurações do app, ao lado de outras preferências de privacidade (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

Além de avisar sobre a possível redução na qualidade da chamada, o WhatsApp informa ainda que a opção não exclui totalmente a possibilidade de rastreamento por IP, mas o torna mais difícil. Para excluir totalmente o risco, o ideal é usar uma VPN.

Por que o WhatsApp revela meu endereço IP?

O WhatsApp é baseado em um sistema de conexão direta entre os usuários, também chamado de peer-to-peer. Em uma chamada, os aparelhos são ligados entre si a partir do servidor que oferece a conexão mais veloz, mas, com isso, o endereço IP dos participantes da chamada acaba sendo revelado a ambos.

Para garantir velocidade e qualidade, WhatsApp usa protocolo P2P em chamadas de vídeo e voz, mas tecnologia pode revelar endereços IP aos usuários envolvidos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Por outro lado, o ,mensageiro permite que a escolha de servidor para a realização de chamadas seja aleatória. É por isso que o benefício de esconder o endereço IP vem acompanhado de possíveis reduções na qualidade das chamadas, além de uma demora maior para que a conexão seja realizada.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos Os humanos poderiam viver 200 anos se não fossem os dinossauros Missão de ressuscitar o dodô dá mais um passo rumo à realidade 5 mitos e verdades sobre gasolina aditivada  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima