Sistema imune protege melhor o corpo quando está bem equilibrado

photo_2023-04-04_18-01-39

Suplementos, soros ou fórmulas quase mágicas para estimular o sistema imune costumam ser anunciadas, nas redes sociais, como essenciais para uma vida saudável. No entanto, será que faz sentido estimular demais as células imunológicas? Para especialistas, esta não é uma boa estratégia, já que as defesas do corpo funcionam melhor quando estão equilibradas.

Human Immune Project | Cientistas querem upload do sistema imune das pessoas Todas as células do sistema imune humano pesam o mesmo que um abacaxi

Não é verdade que os sistemas imunológicos saudáveis ​precisam ser “reforçados” a todo momento para estarem aptos, afirma Aimee Pugh Bernard, imunologista e professora assistente da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

“Imagine o sistema imunológico como um termostato [sistema usado para manter a temperatura controlada], aumentá-lo muito resulta em superativação e inflamação descontrolada, enquanto diminuí-lo demais resulta em falha na resposta a infecções e doenças”, explica Bernard em artigo para a plataforma The Conversation.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Suplementos para imunidade?

“Como manter o equilíbrio imunológico é fundamental, mexer no sistema imunológico através do uso de suplementos não é uma boa ideia, a menos que você tenha uma deficiência em certos nutrientes vitais”, pontua a Bernard. A situação também muda de figura em casos de pacientes imunossuprimidos.

Inclusive, a especialista destaca que a maioria dos suplementos não tem comprovação científica para os benefícios prometidos e anunciados. Isso acontece porque o processo de aprovação de um suplemento é completamente diferente de um medicamento — neste último caso, há uma longa lista de exigências, testes e garantias de segurança.

Como proteger a saúde?

“Comer uma dieta bem balanceada, praticar exercícios regularmente, reduzir o estresse e dormir bem podem ajudar seu corpo a manter o sistema imunológico saudável e funcional”, orienta Bernard sobre a melhor forma de turbinar as defesas naturais do corpo.

Sim, esta rotina de comportamento não é infalível, mas tende a gerar bons efeitos ao longo da vida para a maioria das pessoas. Inúmeros estudos já observaram que se alimentar bem e manter o corpo em movimento contribuem com a longevidade saudável.

Vacinas e o sistema imune

“Na realidade, as vacinas são a única ferramenta segura e eficaz, além do estilo de vida saudável, para apoiar o sistema imune” de pessoas saudáveis, destaca Bernard. Afinal, os imunizantes ensinam as células imunológicas a reconhecer patógenos desconhecidos e inativá-los antes que façam mal ao organismo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Google começa hoje (1º) a apagar contas sem uso Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos Missão de ressuscitar o dodô dá mais um passo rumo à realidade iOS 17.1.2 está disponível com correções de segurança Descoberta geográfica revela como foram erguidas as pirâmides no Egito  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima