Preview Citroën C3 Aircross | SUV surpreende com sua alma de minivan

photo_2023-04-04_18-01-39

A Stellantis finalmente lançou no Brasil o novo Citroën C3 Aircross, SUV compacto derivado diretamente da versão hatch do C3. Como é de praxe na montadora francesa desde as antigas gerações de modelos como o próprio C3 e o C4, por exemplo, aqui há uma mudança conceitual bem interessante e que deve fazer com que esse player seja uma opção quase que única no mercado.

Citroën C3 Aircross é lançado como SUV turbo mais barato do Brasil 5 motivos para comprar o Citroën C3 1.0

O “quase” é explicado pelo seguinte: por mais que tenha porte de SUV, é muito mais fácil chamar o C3 Aircross de uma minivan. Seu entre-eixos alongado, o porta-malas enorme, o balanço de carroceria e o formato do seu design nos remetem muito mais a uma minivan do que a um utilitário.

O Citroën C3 Aircross chega, no momento, com versões de cinco lugares, com as variantes de sete assentos ficando somente para o ano que vem. O Canaltech foi até o evento de lançamento do SUV e vai te contar como foi a breve experiência a bordo do modelo.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O novo Citroën C3 Aircross: SUV ou minivan?

Citroën C3 Aircross: Primeiras impressões

Como a versão de sete lugares chega ao mercado somente no ano que vem, procuramos passar mais tempo com o Citroën C3 Aircross com cinco assentos, de modo a ser mais justo com vocês na hora de buscar esse modelo nas concessionárias.

Logo de cara, o contato com o C3 Aircross trouxe dúvidas à cabeça. O design realmente ficou bem atraente, harmonioso e, de certo modo, imponente, mas é difícil se acostumar com a ideia de que estamos lidando com um SUV compacto.

Silhueta do C3 Aircross mexe com a ideia de que esse carro é mesmo um SUV (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

A Stellantis sempre reforça isso [que o carro é um SUV], mas a ideia é que esse modelo, além de competir contra modelos como Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, seja o principal rival da Chevrolet Spin, que vai passar por grande reestilização e se aproximar desse “conceito SUV”.

E as armas para isso estão bem claras. Espaço interno excelente, usabilidade fora do comum para a categoria com um porta-malas de 497 litros, e uma facilidade enorme de se entrar no habitáculo, com pouquíssimo esforço para que pessoas altas como eu possam conviver por ali. Mas, não é só isso.

A cereja do bolo no caso do Citroën C3 Aircross foi abandonar o antigo motor 1.6 herdado da PSA e adotar o novo 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque, o mesmo que vimos no Peugeot 208 e no Fiat Fastback. No trajeto de pouco mais de 70km com o SUV, notamos que força não será problema para ele.

Abertura da porta traseira foi pensada para a entrada nas duas fileiras de bancos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Percorrendo um caminho majoritariamente de estrada, o Citroën C3 Aircross teve vigor de sobra para encarar a viagem, realizar ultrapassagens e ter uma tocada agradável e segura. A suspensão recebeu uma calibração interessante e as curvas mais forçadas foram feitas sem muita torção na carroceria, embora o balanço traseiro fosse bem presente.

Percepção de qualidade muda pouco

Uma das nossas críticas ao Citroën C3 hatch foi a percepção de qualidade. Embora seja um carro muito competente para o uso urbano, o acabamento é ponto crítico no modelo e isso seguiu no C3 Aircross. Mesmo com a inclusão de bancos em couro e um novo cluster digital de sete polegadas, a impressão é de que ainda estamos falando de um projeto que, em tese, é de baixo custo.

Interior mudou pouco em relação ao C3 hatch (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Citroën C3 Aircross: O que esperar do SUV?

O convívio com o Citroën C3 Aircross foi breve, mas trouxe muitas respostas — e algumas dúvidas. Como será o posicionamento de mercado quando a versão de sete lugares chegar? Em alguns minutos com esse modelo, deu para perceber que há méritos inegáveis e o mercado pode gostar de uma opção espaçosa e ágil para o uso urbano, mas os preços podem incomodar um pouco, mesmo ele sendo o SUV turbo mais barato do país.

De modo bem resumido, o C3 Aircross é, espiritualmente, o grande rival da Chevrolet Spin, mas deve incomodar outros players no mercado de SUVs. As armas estão na mesa.

Citroën C3 Aircross: Versões e Preços Versão Preço Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT R$ 109.990 (somente online) Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT R$ 119.990 Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT R$ 129.990 Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia) Citroën C3 Aircross (Prévia)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd Android 14 pode dedurar quando alguém tira print de tela Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos Missão de ressuscitar o dodô dá mais um passo rumo à realidade Review Roku Express 2023 | A TV Box baratinha ficou melhor  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima