Polícia prende 46 torcedores de clube polonês antes de jogo da Conference League

photo_2023-04-04_18-01-39

Quarenta e seis pessoas estão sob custódia e quatro policiais ficaram feridos após “cenas nojentas e altamente perigosas” que ocorreram antes da vitória do Aston Villa por 2 a 1 contra o Legia Varsóvia, pela Europa Conference League, nesta quinta-feira (30), disse a Polícia de West Midlands.

De acordo com um comunicado da polícia, a “desordem em grande escala” fora do Villa Park, em Birmingham, envolveu torcedores do Legia Varsóvia e acredita-se que tenha sido “desencadeada quando os ingressos não foram distribuídos pelo clube visitante aos torcedores fora do estádio, como havia sido antecipado.”

O comunicado acrescenta: “A capacidade de visitantes foi reduzida para 1.000 bilhetes por recomendação conjunta do Grupo Consultivo de Segurança (SAG), trabalhando ao lado do Aston Villa e apoiado pela Uefa”.

Leia mais

Jornal afirma que Di María pode disputar a Libertadores em 2024; entenda

Fatal Model Vitória: Site de acompanhantes oferece R$ 200 milhões para mudar nome do clube

Gol de Vitor Roque contra o Cruzeiro é destaque na imprensa espanhola

O inspetor-chefe Tim Robinson, comandante da polícia responsável pela partida, disse que a “violência extrema” significava que “não havia outra escolha a não ser impedir a entrada de torcedores visitantes no estádio”.

Ele acrescentou: “A segurança de todos é a nossa prioridade e claramente não tínhamos outra opção. Nunca poderá haver lugar para um comportamento tão terrível, e isto é algo que nós e a comunidade em geral nunca deveríamos ter de experimentar.”

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra pessoas atirando sinalizadores e outros objetos contra a polícia depois de terem sido supostamente impedidos de entrar no estádio. Antes do jogo, o Legia Varsóvia publicou um comunicado afirmando que o Aston Villa “se recusa a atribuir bilhetes aos torcedores visitantes, de acordo com os regulamentos da Uefa para o jogo da Conference League”.

Los Ultras e hinchas de Legia Varsovia vs La policía de Birmingham con el partido en juego, todavía el grueso de la hinchada no pudo entrar a cancha del Aston Villa pic.twitter.com/sf1O0yEAlE

— 𝕳 BARRAS DEL MUNDO (@Barras_LATAM) November 30, 2023

“Como resultado das ações tomadas pelo clube anfitrião, Aston Villa, o Legia Varsóvia anuncia que a sua delegação oficial, o conselho de administração e o proprietário e presidente do clube, Dariusz Mioduski, lamentavelmente não estarão presentes.”

No entanto, o Aston Villa disse que os torcedores do Legia “se envolveram em atos violentos planejados e sistemáticos contra policiais de West Midlands” uma hora antes do início do jogo. O clube inglês também disse que um número reduzido de ingressos foi inicialmente disponibilizado aos torcedores do Legia devido à “desordem em grande escala” anterior antes do jogo do clube polonês contra o AZ Alkmaar, na Holanda.

“Apesar dos numerosos pedidos de cooperação do Legia Varsóvia em relação aos seus torcedores viajantes, especialmente nos últimos dois dias, nenhuma assistência do clube visitante sobre a séria questão de segurança dos torcedores visitantes que compareceram ao Villa Park”, disse o Aston Villa.

A CNN entrou em contato com ambos os clubes para mais comentários. Num comunicado enviado à CNN, a Uefa, entidade que rege o futebol europeu, disse que “condena veementemente a violência inaceitável que ocorreu em torno do jogo Aston Villa x Legia Varsóvia”, acrescentando que “está em processo de recolha de todos os relatórios oficiais do jogo antes decidir sobre possíveis próximos passos.”

A vitória permitiu ao Villa se classificar para a fase de mata-mata da Europa Conference League, enquanto o Legia só poderá garantir a classificação no seu último jogo da fase de grupos, contra o AZ Alkmaar, em 14 de dezembro.

(Aleks Klosok, da CNN, contribuiu para a reportagem)

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

YouTube
Tiktok
Instagram
Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende 46 torcedores de clube polonês antes de jogo da Conference League no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima