Herói dos Guardiões da Galáxia na verdade não dizia “I am Groot”

photo_2023-04-04_18-01-39

Depois do sucesso dos filmes Guardiões da Galáxia, todos ao redor do mundo passaram a conhecer o herói arbóreo Groot e seu slogan icônico “I am Groot” (ou “Eu sou Groot”, em português). Embora isso tenha sido cravado pelo Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) como uma frase que significa muito mais, dependendo do contexto, nos quadrinhos as coisas eram bem diferentes.

Guardiões da Galáxia | Marvel estreia novo visual de Star-Lord Guardiões da Galáxia | Conheça o supergrupo criado pelo vilão do filme

Na verdade, essa frase nasceu, originalmente, de um completo erro de tradução. Isso foi revelado pela própria Marvel Comics, em The Infinity Gauntlet, lançado em 2015, como parte do reboot conhecido como as mais recentes Guerras Secretas.

Groot é um dos personagens mais populares dos fãs do MCU (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

A trama dessa HQ acontece em uma linha do tempo alternativa, em que Thanos continua em busca das famosas Jóias do Infinito, tentando reunir as gemas cósmicas de seus protetores. É nesse evento que a árvore sapiente Groot reaparece no Universo Marvel — as Guerras Secretas de 2015 também serviram para alinhar personagens do MCU nos quadrinhos, e esse era um dos personagens que não tinham a mesma relevância ou caracterização dos cinemas nos gibis.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

O que Groot falava?

A HQ revela que Groot não falava “I am Groot”, como também suas primeiras falas foram um acidente de tradução, por conta de uma má interpretação de seus supostos companheiros de equipe dos Guardiões da Galáxia.

A trama ambientada no Battleworld (ou “Mundo Bélico”, em português), o planeta onde ocorriam as Guerras Secretas, mostrava a aventura com um grupo formado por Star-Lord, Gamora e membros da Tropa Nova, todos liderados por uma garota chamada Anwen. O objetivo da equipe era encontrar as pedras antes que o Titã Louco conseguisse realizar seu plano.

A busca deles os levou até uma floresta onde eles acreditavam que uma das Joias do Infinito estava escondida. E é justamente aí que Groot ressurge no Universo Marvel, pois a suposição de que a pedra estivesse no interior da árvore acaba quando ela fala, revelando-se uma criatura alienígena.

Nesta história, os Guardiões da Galáxia, na formação popularizada pelos filmes, ainda não haviam sido reunidos, então esta foi a primeira vez que todos os mesmos integrantes que apareceram no cinema foram vistos nos quadrinhos no mesmo lugar.

Groot apenas repete algumas dessas palavras: “eye hmmm grew root” (algo como “olho hmm cresceu raiz”) (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Gamora, chocada quando a criatura revela seus olhos, descreve a situação com uma sentença com a palavra “eye” (“olho”, em inglês). Anwen contempla a localização da pedra e pronuncia “hmmm”, enquanto seu irmão tenta explicar que a árvore cresceu (“grew”) com as raízes (“root”) sobre a Joia do Infinito.

Assim, Groot apenas repete algumas dessas palavras: “eye hmmm grew root” (algo como “olho hmm cresceu raiz”). Anwen presume que ele estava dizendo “I am Groot” (“Eu sou Groot”), em uma tradução errada e acidental, que resultou no famoso bordão.

Assine Amazon Kindle Unlimited por apenas R$ 19,90/mês e tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais!

Embora a origem dessa frase que se tornou icônica na cultura pop não tenha nada a ver com o que se tornou no cinema, os quadrinhos aderiram ao bordão dos cinemas, e, assim como os Guardiões da Galáxia do MCU reformularam a equipe dos quadrinhos, a versão do diretor James Gunn acabou também se tornando parte do Universo Marvel nas HQs.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Descoberta geográfica revela como foram erguidas as pirâmides no Egito Lançamentos do Prime Video na semana (30/11/2023) Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente TVs LG OLED B4, C4 e G4 podem ter telas de 144 Hz e novo chip Alpha 10  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima