CNN Sinais Vitais aborda o risco das altas temperaturas para a saúde

photo_2023-04-04_18-01-39

Oficialmente o verão não começou, mas as ondas de calor que tem atingido o país foram suficientes para trazer um alerta importante: as altas temperaturas podem causar e agravar problemas de saúde, especialmente em pessoas com comorbidades, crianças e idosos, além de aumentar o risco relativo de mortes.

A tendência é piorar: segundo dados do Inmet, há 30 anos, o Brasil tinha ondas de calor em cerca de 7 dias por ano. Hoje, são 52.

Para falar sobre esse tema, dr. Roberto Kalil traz uma nova edição Mesacast do CNN Sinais Vitais. Em um bate-papo com o cardiologista Sérgio Timerman, emergencista e intensivista do Incor, e a também cardiologista Roberta Saretta, coordenadora da UTI cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, dr. Kalil vai tratar de como o calor tem impacto direto na nossa saúde.

Leia Mais

Hidratação é importante para evitar efeitos do calor; médico dá dicas para driblar altas temperaturas

Onda de calor: como cuidar dos pets durante as altas temperaturas?

Calor extremo: entenda como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde

Os problemas de saúde que podem ocorrer com as altas temperaturas, os sintomas de que algo pode estar errado, quem são as pessoas mais afetadas e quais as principais medidas de prevenção estão entre os temas discutidos no mesacast.

Dr. Kalil discute também a questão do infarto em mulheres que, nem sempre têm os chamados sintomas clássicos e, por isso, demoram mais a procurar atendimento médico. Isso tem impacto direto na mortalidade.

Sérgio Timerman, que é intensivista, e ajudou a criar um protocolo de atendimento com o metrô de São Paulo para vítimas de problemas do coração, vai explicar um pouco do que se sabe hoje em dia sobre morte súbita.

O CNN Sinais Vitais Mesacast, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar no sábado (2), às 19h20, na CNN Brasil.

VÍDEO – Saiba como cuidar da saúde sob altas temperaturas

Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN Sinais Vitais aborda o risco das altas temperaturas para a saúde no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima