Céu de dezembro | Chuva de meteoros e solstício são destaques do mês

photo_2023-04-04_18-01-39

O último mês do ano chega com eventos astronômicos bem diversos. Nos próximos dias, você pode conferir o brilho de Mercúrio, uma chuva de meteoros e a chegadas do verão, marcada pelo solstício de verão.

Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno? Céu de 2023 | Conjunções de planetas e eclipse solar são destaque neste ano

O Canaltech reuniu os principais eventos astronômicos de dezembro, bem como as direções para observá-los no céu. Vamos lá?

Eventos astronômicos de dezembro

O ano se encerra com Mercúrio em sua elongação máxima, proporcionando um bom momento para observá-lo durante o início da noite. Também acontecem a chuva de meteoros Geminídeas e uma conjunção entre a Lua e Júpiter.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Elongação máxima de Mercúrio (04/12)

Mercúrio chega à elongação máxima às 11h, ficando à maior distância em relação ao Sol na nossa perspectiva na Terra. Para observar o planeta, é preciso esperar o pôr do Sol; depois, é só procurá-lo na direção oeste, brilhando mais que a maioria das estrelas próximas.

Mercúrio na elongação máxima visto por um observador em São Paulo, por volta das 19h20 (Imagem: Captura de tela/Stellarium)

O planeta permanece visível até 20h, aproximadamente. Vale a pena aproveitar a oportunidade para vê-lo, afinal, Mercúrio fica mais perto do Sol do que nosso planeta, e acaba ofuscado pela luz do astro. Assim, a maior distância angular dele em relação ao Sol facilita as observações.

Pico da chuva de meteoros Geminídeas (14/12)

A chuva de meteoros Geminídeas é considerada uma das mais espetaculares do ano e é causada por fragmentos do asteroide 3200 Faetonte. Ela começou em novembro, mas seus meteoros permanecem visíveis até dezembro e seu pico deve ocorrer entre os dias 13 e 14, proporcionando até 120 “estrelas cadentes” por hora.

O pico da chuva de meteoros Geminídeas acontece em dezembro (Imagem: Reprodução/Arman Alcordo Jr/Pexels)

Para observá-la, procure o radiante (a direção de onde os meteoros parecem vir) na direção da constelação Gemini, os Gêmeos. Apesar de ser melhor vista no hemisfério norte, também é possível observar os meteoros da Geminídeas no hemisfério sul.

Solstício de verão (22/12)

Às 00h27 acontece o solstício de verão no hemisfério sul. O evento marca o início do verão por aqui, acompanhado do dia mais longo do ano. Já no hemisfério norte, acontece o contrário: por lá, começa o inverno e ocorre a noite mais longa de todas em 2023.

O solstício acontece devido à inclinação da Terra sobre seu próprio eixo conforme orbita o Sol (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

O solstício acontece porque a Terra gira em torno do Sol com inclinação de 23,5º, fazendo com que os hemisférios recebam quantidades de luz diferentes ao longo do ano.

Conjunção entre a Lua e Júpiter (22/12)

O ano se aproxima do fim com uma conjunção entre Júpiter e a Lua. Durante o evento, os astros parecem estar bem pertinho um do outro em nossa perspectiva, e podem ser observados a olho nu.

Representação da Lua e Júpiter visíveis por volta das 20h40 na direção norte por um observador em São Paulo (Imagem: Captura de tela/Stellarium)

Para vê-los, procure a Lua e Júpiter na direção leste após o pôr do Sol. Eles permanecem visíveis até 2h da madrugada, aproximadamente, e depois desaparecem sob o horizonte.

Fases da Lua em dezembro de 2023

Abaixo, você confere as principais fases da Lua durante o mês de dezembro e o horário em que cada uma acontece:

5 de dezembro, às 2h49: Lua Quarto Minguante
12 de dezembro, às 20h32: Lua Nova
19 de dezembro, às 15h39: Lua Quarto Crescente
26 de dezembro, às 21h33: Lua Cheia

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente Descoberta geográfica revela como foram erguidas as pirâmides no Egito Herói dos Guardiões da Galáxia na verdade não dizia “I am Groot” 10 IAs para criar imagens a partir de textos gratuitas  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima