Acordo Mercosul-UE: Ida à Alemanha com Lula servirá para acertar detalhes finais, diz Fávaro à CNN

photo_2023-04-04_18-01-39

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou na manhã desta sexta-feira (1º) que a viagem de Lula à Alemanha na sequência da COP28 tem como objetivo acertar os últimos detalhes do acordo entre União Europeia e Mercosul.

Fávaro, que está na COP28 com Lula, também acompanhará o presidente na ida ao país europeu, onde está previsto um encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Segundo ele, a intenção é que o acordo seja fechado até o dia 7 de dezembro, quando Lula deixa a presidência do Mercosul.

“Sigo junto com o presidente para a Alemanha nas tratativas finais na busca de um entendimento entre Mercosul e União Europeia para que isso seja formalizado até o dia 7”, disse Fávaro ao correspondente da CNN Américo Martins.

“A expectativa é boa. Não posso adiantar se a gente vai chegar num bom termo, mas está bastante adiantado e a gente quer acertar os últimos detalhes desse acordo importante para Brasil, Mercosul e União Europeia.”

Fávaro ainda disse que as políticas ambientais do governo brasileiro ajudarão o bloco no fechamento do acordo.

Ele afirmou ter se encontrado com o ministro da Agricultura alemão, Cem Ozdemir, em três oportunidades nesse ano, e que o feedback do país europeu tem sido positivo. “Em outubro, reencontrei [Ozdemir] e ele disse: ‘apostamos no Brasil e ganhamos’.”

Segundo Fávaro, o Brasil “está cumprindo seus compromissos de produção sustentável, respeito ao meio ambiente, combate ao desmatamento ilegal”.

“Isso tudo nos credencia a formalizar um acordo, sabendo que tem um governo sério, que vai tratar com os produtores de maneira respeitosa. E para aqueles que insistem no crime ambiental, que são minoria, terão as represálias da lei” disse Fávaro.

“O conjunto da obra nos faz acreditar que estamos próximos do acordo com a União Europeia”, finalizou o ministro.

*Publicado por Marcelo Freire

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo Mercosul-UE: Ida à Alemanha com Lula servirá para acertar detalhes finais, diz Fávaro à CNN no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima