Lula entrega a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco

Lula entrega a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco
photo_2023-04-04_18-01-39

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta terça-feira (21) o mais alto grau da Ordem do Rio Branco para diversas autoridades e ministras. Entres os condecorados, estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Lu Alckmin, casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também recebeu a honraria.

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira. A maior condecoração dada pelo governo federal tem o objetivo distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

O presidente Lula também condecorou a título póstumo no quadro suplementar da ordem de Rio Branco o indigenista Bruno Pereira Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em 2022 na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas.

Leia mais

Lula condecora padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça

Lula diz que comunicou à União Europeia desejo de fechar acordo com Mercosul ainda em 2023

Lula discute com ministros e líderes do Congresso vetos ao projeto de desoneração

Dom Phillips e Bruno Pereira investigavam crimes ambientais na região. Eles foram considerados desaparecidos no dia 5 de junho do ano passado.

Após o caso ganhar repercussão, inclusive na imprensa internacional, diversas figuras públicas, ambientalistas, ativistas, artistas e políticos de oposição foram a público cobrar providências urgentes para a busca da dupla.

Elza, Gal e Rita Lee

O Diário Oficial da União desta terça-feira (21) traz que o presidente Lula também concedeu condecoração póstuma para as cantoras Elza Soares (1930-2022), Gal Costa (1945-2022) e Rita Lee (1947-2022).

Ministras

O Diario Oficial da União também confirmou a condecoração às ministras Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Outras autoridades

Também foram homenageados ministros, militares, parlamentares da base, os governadores Jader Barbalho Filho (MDB) do Pará, Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e o ministro do Supremo Tribunal Federal indicado por Lula, Cristiano Zanin.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula entrega a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?