Se o roteiro que a CBF traçou para a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte, não sofrer abalos, Fernando Diniz fará nesta terça-feira (21) no Maracanã, sua última partida como treinador do Brasil nas Eliminatórias.
E a despedida de jogos oficiais será contra o maior rival do país, a atual campeã do mundo Argentina, que terá Lionel Messi em campo. E num momento ruim da Seleção, que não vence há três jogos, com duas derrotas seguidas, pior retrospecto desde 2014.
O plano da CBF é que o técnico italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, assuma o Brasil em junho do ano que vem. Se de fato chegar, será ele que estará no banco de reservas em setembro de 2024, quando as Eliminatórias da Copa voltarem.
Brasil x Argentina: o que Diniz espera do torcedor no Maracanã
Argentina goleia e vai enfrentar o Brasil nas quartas da Copa do Mundo Sub-17
Brasil x Argentina: veja prováveis escalações para clássico das Eliminatórias
Em março, Diniz será o treinador em amistosos contra Inglaterra, dia 23, em Londres, e Espanha, em data a ser divulgada. Em junho, a ideia da CBF é que Ancelotti já comande o time na Copa América dos Estados Unidos.
Por isso, para Diniz, bater a Argentina, campeã do mundo, com um dos melhores da história em campo, será importante para o legado que deixará em sua passagem pela Seleção.
Colocar o Brasil em melhor posição nas Eliminatórias quando seu sucessor chegar também é importante. Atualmente o país é apenas o quinto colocado, com duas vitórias, um empate e duas derrotas.
“Não penso que pode ser o último jogo. Penso a cada partida, no momento. Penso na oportunidade grande de estar nessa partida, no Maracanã, onde todo mundo sonha estar com a Seleção. É importante disputar o jogos como esse, estou feliz e honrado com isso”, disse Diniz.
Jesus no ataque
Gabriel Jesus vai assumir o lugar do lesionado Vinícius Júnior no ataque. O jogador do Real Madrid sofreu uma lesão muscular na derrota para a Colômbia, 2 a 1, na quinta-feira (16), e só voltará a jogar em fevereiro de 2024.
A comissão técnica do Brasil foi quem bancou a convocação de Jesus, apesar de o Arsenal garantir que o atacante não tinha condições de jogo devido a uma lesão muscular. O atacante, no entanto, foi liberado pelo departamento médico da CBF e será titular frente à Argentina.
Na lateral esquerda, por opção técnica, Carlos Augusto ganhou a disputa com Renan Lodi. A defesa foi o setor que mais sofreu contra os colombianos. Com isso Carlos Augusto, da Inter de Milão, que já havia sido titular na derrota de 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, em outubro, terá mais uma chance.
Messi e mais dez
Lionel Messi certamente estará em campo. Mas o outro Lionel da Seleção da Argentina, Scaloni, o treinador, pode promover mudanças no time para enfrentar o Brasil.
Uma possibilidade é a saída de Julián Álvarez, do Manchester City, para a entrada de Lautaro Martinez, da Inter de Milão. Outro que pode retornar à equipe titular é o experiente Angel Dí Maria, 35 anos e atualmente no Sporting de Lisboa. Nico González, da Fiorentina, deixaria o time nessa configuração.
Scaloni pode fazer também uma alteração no meio de campo. Há possibilidade de que Paredes, da Roma, ocupe o lugar de Mac Allister, do Liverpool.
Brasil x Argentina
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães; Rodrygo, Raphinha, Gabriel Jesus e Martinelli. Técnico: Fernando Diniz
Argentina: Emiliano Martínez; Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister (Paredes); Dí María (Nico González), Messi e Lautaro Martínez (Julián Álvares). Técnico: Lionel Scaloni
Motivo: 6ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026
Data e horário: 21 de novembro de 2023 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Auxiliares: Cláudio Urrutia e Miguel Rocha (ambos do Chile)
Árbitro de vídeo: Juan Lara (Chile)
Onde Assistir
TV: Globo, SporTV
Streaming: Globoplay, ge.com
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
YouTube
Tiktok
Instagram
Twitter
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fernando Diniz se despede das Eliminatórias em clássico contra a Argentina no site CNN Brasil.