CGU vai ampliar atuação contra cartéis, diz ministro

CGU vai ampliar atuação contra cartéis, diz ministro
photo_2023-04-04_18-01-39

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, pretende ampliar a atuação do órgão nas investigações relacionadas a cartéis.

A ideia, segundo ele, é agir com mais foco e celeridade em suspeitas de fraude mediante conluio contra a administração pública.

Em entrevista à CNN, Carvalho afirmou que um convênio recém-celebrado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aperfeiçoará os fluxos de controle que envolvem ações sobre esse tipo de conduta.

Leia Mais

Em livro, Vinícius de Carvalho avalia que Cade escapou de tornar-se “fracasso bem-sucedido”

Instituições precisam continuar apurando, diz relatora ao entregar relatório da CPMI do 8/1 à CGU

CGU investiga servidores da Abin que espionaram adversários de Bolsonaro e jornalistas

O Cade e a CGU vão compartilhar informações, bases de dados e conhecimentos para levar adiante, com mais eficiência, investigações e eventuais punições.

“A CGU não teve tempo — e estou ressaltando muito isso — de estruturar uma política [de combate às fraudes mediante conluio] e de ver como ia detectar casos ou criar filtro”, disse Carvalho.

“Veio a Lava Jato, caiu aqui e não tivemos oportunidade de estruturar algo com mais calma. A CGU terá que construir isso agora, e estamos construindo. Quero um olhar mais detido nosso, não só para fraudes mediante conluio, mas para ilícitos da Lei Anticorrupção em geral. Estamos construindo uma agenda com o Cade para evitarmos sobreposição”, acrescentou.

O acordo de cooperação técnica entre CGU e Cade propicia, segundo os dois órgãos, um “ambiente de premissas comuns e compartilhadas” para a atuação deles.

As instituições acreditam que haverá otimização dos procedimentos de investigação e responsabilização administrativa, inclusive aprimoramento dos mecanismos de acordo de leniência, evitando sobreposições e redundâncias.

Carvalho observa que, em todo mundo, as leniências antitruste estão em declínio. Por isso, a cooperação entre os órgãos investigadores é bem-vinda para somar esforços e evitar que apurem as mesmas suspeitas de irregularidades.

Este conteúdo foi originalmente publicado em CGU vai ampliar atuação contra cartéis, diz ministro no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?