O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21) que os Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – precisa atuar para evitar que a guerra entre Israel e Hamas se espalhe para outros países. A declaração foi feita durante discurso na Cúpula Virtual Extraordinária do grupo.
“Devemos evitar que a guerra se alastre para os países vizinhos. É valiosa e imprescindível a contribuição dos Brics, em sua nova configuração, junto a todos os atores em favor da autocontenção e da des-escalada.”
“O Brasil não acredita que a paz seja criada apenas pela força das armas. Temos longa experiência nacional que reforça nossa fé na paz criada por uma justa negociação diplomática”, acrescentou Lula.
Leia Mais
Governo criará poupança para alunos do Ensino Médio retirarem no fim dos estudos, diz Lula
Lula diz que comunicou à União Europeia desejo de fechar acordo com Mercosul ainda em 2023
Lula entrega a Janja a mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco
Ainda de acordo com o presidente, o conflito no Oriente Médio é fruto de décadas de frustração e injustiça, representada pela ausência de um lar seguro para o povo palestino.
“É fundamental acompanhar com atenção a situação na Cisjordânia, onde os assentamentos ilegais israelenses continuam a ameaçar a viabilidade de um Estado palestino”, enfatizou o presidente.
Ao término de sua fala, Lula agradeceu ao presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e outros líderes pelo apoio à repatriação de 32 brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza.
Veja também – Lula sobre COP-28: Brasil é visto como “a bola da vez”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brics precisam evitar que guerra entre Israel e Hamas se alastre para vizinhos, diz Lula em reunião no site CNN Brasil.