Ar-condicionado ecológico e biomassa de cogumelos ajudam a enfrentar o calor

Ar-condicionado ecológico e biomassa de cogumelos ajudam a enfrentar o calor
photo_2023-04-04_18-01-39

Novembro foi marcado por uma onda de calor no Brasil, e as buscas por ar-condicionado passaram por um aumento notável. Em paralelo a isso, o evento de tecnologia Web Summit — realizado em Lisboa do último dia 13 ao dia 16 — trouxe inovações que podem ajudar a lidar com a alta temperatura sem ferir o meio ambiente, com direito a um ar-condicionado ecológico e um revestimento à base de cogumelos.

Muito calor aí? Engenheiros desenvolvem “ar-condicionado” para colar na pele Novembro terá onda de calor intensa e fora do comum, batendo os 45 ºC

O ar-condicionado foi desenvolvido pela Magnotherm, startup relacionada à Universidade Técnica de Darmstadt, da Alemanha. A tecnologia dispensa o uso de gás e promete, além de menos poluição, o consumo de energia necessário para resfriar um ambiente. O investimento já gira em torno de 6,3 milhões de euros.

Conforme contam os responsáveis, esse material aquece quando é magnetizado e resfria quando é desmagnetizado. Então, ao invés de usar gás, como usado em ar condicionado e em aquecedores, os criadores usam metal. A equipe defende que se trata de um sistema limpo e seguro, que usa apenas água em uma pressão. O principal público-alvo é a produtora de bebidas ou mesmo o supermercado.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Ar-condicionado ecológico promete ajudar no calor com menos danos ao planeta (Imagem: Divulgação/Magnotherm)

Já a biomassa de cogumelos foi inventada pela startup Mykor. Trata-se de um revestimento feito de papel reciclado que mantém a temperatura de casas e edifícios. É um composto semelhante a uma espuma, que isola o ambiente termicamente, contra o calor e frio.

A proposta da startup é tornar as construções mais sustentáveis, e com o revestimento reciclado e feito de biomassa, reduzir o consumo de energia de ar-condicionado e aquecedores.

Ar-condicionado gera consequências

Ironicamente, no último mês de setembro, um estudo científico publicado na revista Environmental Research Letters descobriu que ar-condicionado aumenta a temperatura das cidades. O calor residual gerado pelo uso massivo desses aparelhos em uma cidade durante uma onda de calor pode aumentar a temperatura externa em mais de 2 ºC.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

🚨 Galaxy S23 | Preço dos celulares da Samsung DESPENCA em ritmo de Black Friday Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis Funcionários da OpenAI ameaçam sair da empresa se diretores não renunciarem Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história iPhone 13 ou iPhone 14 | Qual comprar na Black Friday 2023? 10 cientistas negros que fizeram história e devem ser lembrados  

Posted in ,
bannerrsm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?