SpaceX lança foguete Starship em 2º teste de voo e veículo explode

SpaceX lança foguete Starship em 2º teste de voo e veículo explode
photo_2023-04-04_18-01-39

A SpaceX lançou o foguete Starship de novo. No sábado (18), a empresa fez o segundo teste de voo com o protótipo do veículo e, desta vez, conseguiu levá-lo ao espaço. Apesar de os estágios terem explodido pouco após a separação, a SpaceX mostrou avanços importantes no novo teste.

SpaceX | O que é o foguete Starship? Foguete Starship pode pousar em Marte ainda nesta década, diz Musk

O sistema Starship, formado pelos protótipos do propulsor Super Heavy e da espaçonave Starship, foi lançado às 9h no horário de Brasília. Os 33 motores Raptor do primeiro estágio foram acionados, liberando uma grande pluma de exaustão.

Starship liftoff in slow motion pic.twitter.com/PuWMVyU6Lc


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023

Cerca de dois minutos e 40 segundos depois do lançamento, os estágios se separaram. Tudo pareceu correr bem, mas pouco após esta etapa, o propulsor Super Heavy explodiu. Kate Tice, engenheira na SpaceX, comentou durante a transmissão do lançamento que vão usar os dados da explosão para “melhorar a sequência de aquecimento do estágio e, provavelmente, melhorar o hardware para o próximo voo”.

O Starship continuou voando por algum tempo depois da separação, e desativou seus motores quase nove minutos após o lançamento. Entretanto, a SpaceX perdeu contato com a espaçonave quando estava à altitude de 148 quilômetros, viajando a 24 mil km/h.

Watch the three center engines on Starship’s upper stage gimbaling just after separation. Right before they ignite for hot-staging, the engines angle themselves outward to direct their exhaust towards the vented interstage before re-centering for ascent. pic.twitter.com/CCSVXfLcuE

— SpaceX (@SpaceX) November 19, 2023

John Insprucker, engenheiro de integração na SpaceX, observou que o sistema de terminação de voo do Starship “foi ativado bem tarde na queima [dos motores]”, mas não explicou o porquê.

Segundo um comunicado da Administração Federal de Aviação, agência reguladora de voos nos Estados Unidos, a explosão não causou ferimentos e nem danos. Após o primeiro teste de voo, a agência relatou na ocasião que houve danos ambientais, como uma área queimada em um parque próximo.

Abaixo, você confere a reprise do lançamento:

Watch Starship’s second integrated flight test → https://t.co/bJFjLCiTbK https://t.co/cahoRQ72lm

— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023

Teste do foguete Starship

O objetivo deste teste de voo era que o Starship completasse quase uma volta ao redor da Terra, mas sem chegar à órbita. Para isso, a espaçonave teria que reentrar na atmosfera e descer próxima do litoral do Havaí cerca de 90 minutos após o início da missão.

Apesar da explosão, o novo teste de voo mostrou grandes progressos em relação ao primeiro, feito em abril. Naquela vez, o foguete começou a tombar e foi destruído pelo sistema de terminação de voo, acionado alguns minutos depois do lançamento.

Starship em seu primeiro teste de voo, que acabou em uma explosão (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Aquele desfecho se deve, em partes, a falhas nos motores do Super Heavy. Por isso, a SpaceX corrigiu os problemas que causaram a falha e ainda aplicou algumas mudanças no processo de separação dos estágios. Além disso, a empresa fez melhorias na infraestrutura em solo.

Considerado o foguete mais alto do mundo, o Starship é a grande aposta da SpaceX para levar pessoas e cargas a destinos distantes, como a Lua e Marte. Ainda, a NASA fechou um contrato com a empresa para desenvolver um versão do veículo para os pousos lunares do programa Artemis. Entretanto, os atrasos no desenvolvimento do Starship podem forçar a NASA a alterar o cronograma das missões na Lua.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história 10 cientistas negros que fizeram história e devem ser lembrados O céu não é o limite! | Sol em 2024, bolsa perdida no espaço, Marte e+ Quanto custarão os 10 carros elétricos mais vendidos com volta de impostos? Cientistas anestesiam plantas para provar que são conscientes e podem dormir  

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?