Quem são os melhores deputados do Brasil? Ferramenta reúne elementos para responder

Quem são os melhores deputados do Brasil? Ferramenta reúne elementos para responder
photo_2023-04-04_18-01-39

Da esquerda à direita, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, de governistas a oposicionistas, de estreantes a experientes: a variedade marca os deputados federais classificados com cinco estrelas pelo Índice Legisla, que baseia suas avaliações nas atribuições constitucionais do cargo — legislar, fiscalizar e representar a população –, medidas em critérios objetivos.

Para a CEO da Legisla Brasil, Luciana Elmais, a característica revela que a produtividade na Câmara “independe da forma de atuação” e engloba perfis distintos de políticos.

Para fazer a avaliação, o índice colocou sob lupa o trabalho dos 513 integrantes da Casa neste ano.

Leia mais:

Haddad defende “esforço concentrado” por aprovação de medidas fiscais no Congresso

Projeto de lei na Câmara quer proibir apostas esportivas em ações individuais

Parlamentares denunciam secretários do MJ à Comissão de Ética da Presidência

Como avaliar um deputado?

O Índice Legisla usa quatro elementos para isso:

Produção legislativa,
Fiscalização,
Mobilização,
Alinhamento partidário.

Esses eixos são detalhados em 16 indicadores, que incluem relevância dos projetos apresentados, presença em plenário e cargos ocupados na legislatura (como uma presidência de comissão, por exemplo).

A produção legislativa, por exemplo, não é medida apenas em quantidade. “Uma lista imensa de projetos de lei não significa produtividade”, disse à CNN Luciana.

Os eleitores que usam a ferramenta para fiscalizar seu deputado ou definir um voto futuro podem ainda alterar o peso de cada fator na avaliação. É possível priorizar o trabalho de fiscalização do governo ou a apresentação de relatorias, se houver essa preferência.

No que isso impacta?

“Parlamentares nos procuraram para saber como o método foi desenvolvido, quais indicadores levamos em conta e como podem melhorar seu desempenho”, relatou a co-fundadora da Legisla Brasil.

No ano passado, primeiro do índice, a média geral dos deputados foi de 2,8 estrelas. Já em 2023, chegou a 3,6.

Para Luciana, é cedo para afirmar que o projeto teve efeitos sobre o trabalho da Câmara, mas há razões para otimismo sobre os efeitos da fiscalização.

Os benefícios da atuação efetiva em Brasília foram verificados nas urnas em 2022: 29 dos 35 parlamentares cinco estrelas foram reeleitos.

Luciana acredita que as informações ajudam a desconstruir a ideia de que “bons políticos não se reelegem”.

“Os dados mostram que isso não é verdade. Parlamentares bem avaliados nesses critérios têm 60% mais chance de reeleição. Políticos produtivos, que votam projetos de lei e fiscalizam o governo, têm mais chance de reeleição”, afirmou. “Não é o índice que aumenta essa chance, mas o bom trabalho.”

Entre os eleitores, por outro lado, a ferramenta responde ao interesse crescente pela atividade de seus representantes.

O Google Trends, plataforma que reúne e classifica os termos, frases e temas pesquisados no buscador, revela picos de buscas por “deputado” em períodos eleitorais — outubro de 2018 e outubro de 2022.

Luciana acredita que o Índice pode “trazer um olhar mais técnico e isento sobre o que acontece no Congresso” e contribuir no momento da escolha nas urnas. “Nosso objetivo é qualificar o debate público”, disse.

Relembre a formação da Mesa Diretora da Câmara, no início do ano

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem são os melhores deputados do Brasil? Ferramenta reúne elementos para responder no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?