Javier Milei: o que disseram Lula e Bolsonaro sobre a vitória do novo presidente argentino

Javier Milei: o que disseram Lula e Bolsonaro sobre a vitória do novo presidente argentino
photo_2023-04-04_18-01-39

O economista Javier Milei (La Libertad Avanza), de 53 anos, foi eleito presidente da Argentina após derrotar o atual ministro da Economia, Sergio Massa (Unión por la Patria), 51, no segundo turno das eleições presidenciais, na noite de domingo (19).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram nas redes sociais – cada um à sua maneira – após a promulgação dos resultados eleitorais.

No decorrer do pleito argentino, o PT e outros partidos de esquerda declararam apoio a Massa, enquanto o bolsonarismo e deputados de direita se posicionaram a favor de Milei.

Leia Mais

Equipe de Milei sinaliza interesse em manter projeto de gasoduto ao Brasil

Milei venceu na cidade de Tigre, domicílio eleitoral de Sergio Massa

“Make Argentina Great Again”: Trump parabeniza Milei pela vitória nas eleições

Lula parabeniza novo governo, mas não cita Milei

O mandatário brasileiro parabenizou o novo governo argentino, mas não citou nominalmente Javier Milei. Além disso, o petista reiterou a disposição do Brasil em trabalhar junto com a Argentina.

Lula descartou ir a Buenos Aires para a posse do novo presidente, no dia 10 de dezembro. Ele também não pretende fazer uma ligação telefônica ao argentino cumprimentando-o pela vitória.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula.

A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.

Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…

— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023

Bolsonaro cumprimenta Milei e diz que esperança volta a brilhar na América do Sul

Por sua vez, Bolsonaro – que havia declarado apoio expresso a Milei ao longo da campanha eleitoral – saudou a vitória do economista.

Conforme apurou o analista da CNN Caio Junqueira, Bolsonaro deve ir à posse de Milei caso seja convidado. A assessoria do ex-presidente informou ainda que é certo que seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) irá à posse.

“Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcance os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, registrou Bolsonaro.

– Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei . A esperança volta a brilhar na América do Sul.

– Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.

– Jair Bolsonaro.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 19, 2023

Planalto recebe notícia com desânimo e emite ordem de “não cair em provocação”

Auxiliares diretos do presidente Lula receberam, com surpresa e desânimo, a informação de que o ultraliberal Javier Milei venceu o peronista Sergio Massa no segundo turno das eleições na Argentina.

Havia expectativa, no Palácio do Planalto, de que Massa superasse Milei por pequena margem de votos. O otimismo de Lula e seus assessores cresceu após o desempenho do peronista no debate presidencial do último domingo.

A ordem geral, entre conselheiros de Lula em política externa, é não responder eventuais críticas ou insultos de Milei ao petista. O brasileiro já foi chamado de “comunista” e “corrupto” pelo presidente eleito da Argentina.

Conforme ouviu a CNN de um interlocutor de Lula, a ordem é “não cair em provocações”, enquanto se buscam construir pontes. Dizendo que preferia não fazer declarações públicas, um experiente assessor afirmou apenas: “A América do Sul se tornará uma região mais complexa”.

Veja também – Javier Milei: “Hoje começa a reconstrução da Argentina”

*Com informações de Daniel Rittner, da CNN, em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em Javier Milei: o que disseram Lula e Bolsonaro sobre a vitória do novo presidente argentino no site CNN Brasil.

 

Posted in ,
bannerrsm

photo_2023-04-04_18-00-57
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?