Não chega a ser uma grande novidade que carros com motores mais potentes entregam um melhor desempenho quando têm, no tanque de combustível, uma gasolina com alta octanagem, certo?
Como o carro sabe se está rodando a gasolina ou a etanol? Qual é a diferença entre gasolina comum e aditivada?
O porquê desse tipo de veículo exigir um combustível de melhor qualidade, porém, talvez seja um fato ainda desconhecido para muitos. E é essa “obrigação” de encher o tanque com a gasolina de alta octanagem em carros mais potentes que o Canaltech vai explicar agora.
Carros de alta performance precisam ter gasolina com alta octanagem no tanque? (Imagem: Azerbaijan Stockers/Freepik/CC)
O que é a octanagem da gasolina?
Antes de entrar definitivamente no assunto, porém, vale uma rápida explicação sobre o que é, enfim, a octanagem da gasolina. Em termos técnicos, a octanagem representa o índice de resistência à detonação dos combustíveis automobilísticos em um motor.
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Em um linguajar menos complicado, podemos comparar a entrada da gasolina com maior octanagem a uma seringa cheia com remédio líquido. Quanto mais denso o remédio, mais o corpo sentirá sua entrada. No caso da gasolina, quanto maior a octanagem, maior a explosão que empurra os pistões e ajuda o carro a se movimentar.
Quanto mais octanagem na “seringa” da gasolina, maior a explosão no motor (Imagem: Freepik/CC)
Desempenho: o “x” da alta octanagem
A gasolina com octanagem mais alta melhora a performance e o desempenho do carro. Isso é comprovado por meio de um exemplo bem simples nos veículos com motores flex, ou seja, que aceitam tanto gasolina quanto etanol no tanque.
Se forem abastecidos com gasolina comum, os carros entregam uma potência total menor do que quando há etanol no tanque, já que o combustível fóssil apresenta 93 RON (Research Octane Number) de octanagem ante 112 RON do biocombustível.
Isso não significa, porém, que a gasolina com alta octanagem fará seu carro “ganhar potência”, e sim que ele terá um desempenho melhor. A potência será, sempre, a que estiver indicada no manual do veículo, a menos que o proprietário procure um preparador de motores para alterar as configurações de fábrica.
Carros mais potentes, que passam dos 200 km/h, precisam de gasolina com alta octanagem para melhor desempenho (Imagem: Wirestock/Freepik/CC)
Carros potentes e a “octana-dependência”
Por conta de tudo o que explicamos a respeito da gasolina com maior octanagem, a resposta para esclarecer o motivo de os carros mais potentes exigirem esse tipo de combustível é a mais simples possível.
Enquanto em carros de motores com potência menor o uso da gasolina com alta octanagem é praticamente imperceptível para os motoristas, nos mais potentes, como esportivos de luxo, especialmente os que alcançam máximas superiores a 200 km/h, ela será sentida, graças à alta taxa de compressão.
Carros populares, com motor 1.0 ou 1.6, sentem pouco os efeitos da gasolina com maior octanagem (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Resumindo: os carros potentes “exigem” gasolina com maior octanagem porque esse tipo de combustível garante que o motor aproveite 100% da energia dele e, com isso, entregue toda a potência declarada pelo fabricante nas mãos do condutor — algo que quem se dispõe a comprar um carro esportivo, certamente, não abre mão.
Leia a matéria no Canaltech.
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