O dito popular “onde há fumaça, há fogo” pode ser adaptado ao segmento automotivo nos casos em que o proprietário notar que há fumaça preta saindo do escapamento do carro.
O que é retífica de motor? O que é um motor dois-tempos e como ele funciona?
Quando isso ocorrer, é melhor procurar por um mecânico de confiança o mais rápido possível, pois, sem sombra de dúvidas, “onde há fumaça preta saindo do escapamento do carro, há problemas no motor”.
A fumaça preta saindo do escapamento é um indicativo claro de que algo não está funcionando da maneira correta. Ela pode ser causada por motivos distintos e ter origem em partes diferentes do motor.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Viu fumaça preta saindo do escapamento? Pode chamar o mecânico, pois algo não está certo (Imagem: Alexsandar Little Wolf/Freepik/CC)
Independentemente da causa, porém, a atenção deve ser a mesma, e o porquê disso é o que o Canaltech vai explicar a seguir.
O que é a fumaça preta?
A fumaça preta é o “sinal” que o carro dá para mostrar que a queima do combustível do motor não está sendo feita da maneira correta, ou seja, o combustível não está sendo completamente queimado.
Isso ocorre quando não há ar (oxigênio) suficiente na mistura e ela acaba ficando irregular. O problema, vale ressaltar, é ainda mais comum nos carros movidos a diesel e, principalmente, nos caminhões.
Fumaça preta saindo do escapamento é mais comum em carros a diesel ou caminhões (Imagem: Nelson Pereira Bizarra/Flickr/CC)
Causas da fumaça preta
A primeira das causas que pode gerar a fumaça preta saindo do escapamento, e uma das mais comuns, é a utilização de combustíveis de má qualidade no abastecimento do carro.
A composição inadequada, com muitas impurezas ou resíduos, torna a queima ineficiente e incompleta, pode danificar o filtro de ar e, portanto, acabar causando a fumaça preta que é expelida pelo escapamento.
A segunda causa da fumaça preta pode estar ligada ao sistema de injeção eletrônica. Quando ele está desregulado, ou com um ou mais bicos com problema, a quantidade de combustível injetada no motor pode ser maior do que a necessária e, com isso, prejudicar a queima.
Nem toda a fumaça é sinal de problema, mas é bom ficar atento (Imagem: Luke Schobert/Unsplash/CC)
Outras cores de fumaça
Agora que você já sabe o que é, o que causa e o que fazer ao ver fumaça preta saindo do escapamento do carro, vamos mostrar, também, o que significam as outras cores de fumaça comuns de serem vistas.
Fumaça branca: Ocorre normalmente em carros que são abastecidos com etanol ou quando há água em excesso no radiador. Em raras ocasiões, também pode significar que o fluido de freio vazou e se misturou ao óleo do motor, causando a queima incomum.
Fumaça azul: Assim como no caso da preta, a fumaça azul (ou azulada) vista saindo do escapamento é mau sinal. Ela pode indicar queima excessiva de óleo lubrificante na câmara de combustão, o que pode gerar complicações futuras.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
Ayrton Senna tinha uma coleção de carros incríveis Madame Teia | Quem é o vilão do filme e o que ele nos diz sobre a história 7 filmes que tiveram acidentes nos bastidores 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 70 mil O céu não é o limite! | Sol em 2024, bolsa perdida no espaço, Marte e+ O núcleo da Terra está vazando, segundo análise de rochas canadenses